Após três anos sem nenhum evento devido à pandemia do Coronavírus, a prefeitura de Vilhena programa evento para comemorar a Independência o Brasil.
Através das redes sociais, o secretário municipal de Educação (Semed), Júlio Olivar, informou que anunciou que, por determinação do prefeito Ronildo Macedo, o município promoverá Ato Cívico alusivo ao Bicentenário da Independência do Brasil, dia 7 de setembro. O evento ocorrerá em frente da Casa de Rondon, a partir das 9h.
A Semed está empenhando seus esforços para ofertar uma solenidade digna e à altura da data histórica.
Olivar informou que a Escola Cívico-Militar Almirante Tamandaré, do Bairro Cristo Rei, apresentará sua fanfarra e o seu pelotão especial como partes da programação. As 29 escolas da rede municipal estarão representadas; alunos irão plantar mudas de ipês na ocasião, entoarão o Hino Nacional e hastearão os pavilhões do País, do Estado e do Município. Autoridades civis e militares serão convidadas e descerrarão uma placa que ficará como Marco do Centenário.
A Semed também produziu uma cartilha exclusiva com conteúdo paradidático com ilustrações do artista vilhenense Cleidson Freitas, contendo informações em uma linguagem lúdica e acessível para as crianças. O material será distribuído para todos os alunos da rede pública municipal.
CASA DE RONDON
Olivar explicou que o local escolhido para o Ato Cívico de Sete de Setembro remete à História de Vilhena. No imóvel funcionou o posto telegráfico inaugurado no início do século 20 pela Comissão Rondon. Por isso, a Casa de Rondon é considerada o “marco zero” da cidade. A solenidade servirá para conectar os alunos à cultura local em um dia importante para todo o Brasil.