Pedro Henrique em visita ao Extra de Rondônia e mostrando sua medalha.

O vilhenense Pedro Henrique Perazzolli,de 10 anos, foi um dos destaques do Canastra Brou Experience 2022, ocorrido entre 09 a 13 de agosto, na Serra da Canastra, Minas Gerais.

Ele foi merecedor de uma medalha e do “Certificado da Brutalidade” nessa modalidade esportiva.

O evento reuniu centenas de ciclistas, com aventuras de descidas, subidas, pedras e outros desafios de superação, sendo considerado o mais difícil do Brasil nessa modalidade esportiva.

Pedro, que foi a primeira criança a concluir a prova, participou com mais de 200 ciclistas, que incluem campeões brasileiros, finalistas de mundiais, atletas olímpicos e campeões sul americanos.

“Foi difícil; estava muito calor. Mas foi uma experiência inesquecível. É diferente realizar algo que ninguém com a minha idade faça. Competir esse esporte que eu tanto amo com adultos é muito diferente, um sentimento surreal. Meus amigos acham muito legal, adoram, elogiam e gostam de ver todas as medalhas que levo à escola”, conta Pedro, que está no 6° ano, em visita à redação do Extra de Rondônia.

Pedro Henrique na competição

Ele explica que iniciou aos 3 anos e descobriu o total amor nesse esporte aos 7.

“Meu pai sempre me incentivou muito e me apoiou juntamente com toda a minha família. Ele, em especial, teve que estar comigo em todos os desafios. Sinto um sentimento especial e único porque meus pais dedicam todo seu tempo a mim”, observa.

O pai, Carlos Perazzolli, disse que Pedro já pedalou 5.000km e 50.700m de altimetria acumulada, tudo registrado no aplicativo STRAVA.

Carlos, que precisou assinar um termo de responsabilidade isentando os organizadores por qualquer problema que ocorresse com Pedro Henrique, seu filho apenas não somente concluiu a prova de 165 km com 4.615 metros de altimetria como também foi um feito inédito para a idade dele a nível do Brasil. “Foi a primeira criança a concluir o desafio; a primeira criança que conseguiu subir ao pódio ao lado de nomes renomados, terminando com a sexta colocação da categoria que participou ao lado de atletas de 18 a 40 anos”, destaca.

“Eu enfrentei todos esses obstáculos porque sabia que meu filho conseguiria. Fomos dispostos a concluir todo o percurso, mas impressionou a todos ele ter subido ao pódio. Ele já era considerado a criança que mais pedala no Brasil, agora está com o título de Criança Mais Bruta do Brasil”, explica, com orgulho, Carlos Perazzolli.

Ele disse que, com 9 anos, Pedro Henrique foi a primeira criança a participar em Santa Catarina do Serra do Corvo Branco, onde foram 17 km de pedal com 1.500 metros de altimetria. Ainda, com 9 anos, Pedro Henrique pedalou 201 km em um único dia. Já com 10 anos, ele concluiu em quatro dias os 350 km do Vale Europeu e se tornou a primeira criança a concluir integralmente o percurso.

Carlos informou que, o último desafio de Pedro, antes de completar 11 anos em outubro, será pedalar 300 km em um único dia, previsto para setembro.

Quem tiver interesse em saber mais pode acompanhar Pedro em seu instagram @pedrohenriqueperazzolli_mtb.

Assista os vídeos na competição nacional Canastra Brou Experience 2022:

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO