No último dia 17/08, ocorreu o painel do Super Bots Experience 2022, evento realizado pela empresa Mobile Time que reuniu gestores das principais operadoras de Telecom do país. A operadora Claro divulgou que cerca de 10 milhões de clientes se comunicam mensalmente com a operadora, sendo um número 30% maior que a operadora rival Vivo que possui 7 milhões de usuários ativos por mês que interagem via meios digitais.
O uso dos chatbots tem sido cada vez mais frequentes em diversas empresas brasileiras, reduzindo custos de mão de obra, melhorando o atendimento e trazendo dados importantes para tomada de decisão das empresas.
A Operadora Oi trouxe dados interessantes quando o quesito é venda via Chatbot, a empresa teve um aumento de 56% no volume de vendas via canais digitais, segundo gestor da companhia. Até o ano de 2023, a operadora tem como meta atingir a marca de 90% dos seus atendimentos via meios digitais.
Meios de Atendimento Digital
Atualmente os clientes das operadoras podem ter atendimento digital via Chat no site das operadoras, WhatsApp e nas redes sociais, como Facebook e Instagram.
A operadora que teve números mais expressivos no quesito atendimento digital foi a TIM, a companhia atingiu a incrível marca de 90% dos seus atendimentos realizados sem nenhum tipo de interação humana.
Segundo a diretora de dados e IA da Vivo, a assistente virtual da operadora chamada Aura troca mais de 30 milhões de interações por mês, sendo que 60% dos atendimentos são realizados por meio do WhatsApp.
Conforme pode perceber, cada vez mais os Bots estão se mostrando presentes na vida das empresas brasileiras.