Com a experiência de ter exercido mandato como vereador em Vilhena, secretário municipal e diretor jurídico, o advogado Rafael Maziero (MDB) está encarando de peito aberto o desafio numa candidatura a deputado federal para ser o representante do Cone Sul no Congresso Nacional.
“Estamos há cerca de uma década sem representatividade genuína em Brasília e, dada a minha experiência na vida pública, entendo perfeitamente o quanto isso prejudica Vilhena e todo o Cone Sul. Por isso é necessário que retomemos este espaço político visando o desenvolvimento de nossa região e o enfrentamento devido das demandas que nos desafiam”, argumenta Rafael, que é nascido em Vilhena e representa a nova geração de políticos do Estado que são naturais de Rondônia.
Em visita à redação do Extra de Rondônia, ele afirmou que na pré-campanha percorreu o Cone Sul, além da região da Zona da Mata e as cidades do centro do Estado, além de fazer uso intenso de suas redes sociais, como só a geração dele é capaz de dominar, projetando muito o alcance de sua imagem e propostas. “A receptividade tanto presencial quanto virtual tem sido muito boa, e pretendo continuar trabalhando nestas duas frentes, sempre tendo em mente que o contato na base do olho no olho é fundamental para apresentar nossas propostas e dar oportunidade para o eleitor nos conhecer de verdade”, afirma.
Rafael tem propostas bem embasadas e defende bem seus argumentos para vários setores da administração pública, discorrendo sobre regularização fundiária, escoamento da produção, regionalização e fortalecimento da saúde, segurança pública, urbanização das BRs 364 e 174, sendo no caso desta última com a regulamentação das marginais, duplicação da BR 364 e muito mais.
Ele também fala a respeito de participar ativamente das agendas e discussões de temas nacionais, fazendo com que Rondônia e Vilhena tenham presença e destaque nestes contextos, cumprindo com o papel e legislador pertinente ao cargo que quer ocupar.
Mas o forte em seu discurso é sim a defesa da necessidade urgente de uma representatividade do Cone Sul em Brasília (DF), para que a região tenha alguém empenhado em trazer recursos para cá oriundo dos próprios impostos que os contribuintes sulistas recolhem. “Precisamos equilibrar essa balança”, argumenta, com propriedade.
Rafael Maziero encerrou a entrevista com o Extra de Rondônia defendendo que, mesmo com as pessoas estando cansadas e decepcionadas com a política, ele não se furta em despertar nos cidadãos a necessidade de haver participação popular visando mudar o cenário e renovar os quadros representativos nas instituições, e promete muito empenho, dedicação e transparência no exercício do mandato, “se tiver a honra de ser autorizado pelos nossos eleitores a representa-los na Câmara Federal”.