Humberto Lago

Um dos postos de combustíveis de nossa cidade está trabalhando com um preço promocional para a gasolina, aos domingos, o qual é inferior ao preço habitual.

Imagino que domingo é o dia da semana com menor volume de vendas desse produto. Ao agir assim, ele criou um atrativo diferencial de preço, destacando-se assim entre os concorrentes.

Confesso que achei essa ideia interessante, inovadora e agressiva. O cliente têm alguns centavos de ganho por litro comprado, os quais, no entanto, são incomuns e por isso fazem a diferença.

Alguém pode argumentar que isso é uma tolice e que ele vai perder dinheiro. Outra pessoa poderá dizer: ele possivelmente triplicou as vendas do dia e lucrará mais, apesar do desconto concedido. Resumindo: precisamos fazer as contas, comparar os números e chegar a uma conclusão.

Pois eu lhes digo: apenas o proprietário daquele estabelecimento sabe, de fato, o resultado da promoção, porque apenas ele possui os números do crescimento das receitas versus o montante dos descontos concedidos. Creio que esse empresário fez isso de forma consciente e chegou a um resultado positivo. Por essa razão a promoção continua!

Todo empresário é um guerreiro e um forte. Todo empreendedor precisa tomar atitudes inovadoras, fazer coisas nunca feitas anteriormente, ser agressivo nas vendas e eficaz no gerenciamento do negócio.

Empresários tem no sangue o vigor de um atleta e o espírito desbravador de um conquistador. Enfrentam as lutas e desafios com naturalidade e segurança. Além de seu preparo empresarial, ele precisa ser perseverante, ter mãos calejadas, possuir olhar altivo no horizonte, não se abater diante das crises. E mesmo diante das turbulências, ele mantém sua equipe motivada, focada e orientada para resultados. Quem não tem este perfil não serve para ser empresário!

Esta semana, conversando, com um empresário da área de material de construção, me dizia que queria diversificar seus produtos para aumentar as receitas, mas as margens não eram pequenas demais e, portanto, não atrativas. Discordei de imediato e afirmei que boas margens são obtidas a partir do bom desempenho dos funcionários e de preços variáveis. Os preços devem variar segundo as quantidades vendidas, bem como do prazo de pagamento. É assim na sua empresa?

Nem todos os empresários acompanham essa visão. Nem todos os empresários estão dispostos a operar desta forma, pois ela exige bem mais das pessoas, do que simplesmente montar uma tabela de preços e segui-la. O grande problema, para muitas empresas, é que falta-lhes ser flexíveis na hora de negociar.

Conclusão: Certos administradores preferem operar com preços fixos e margens rígidas e imutáveis. Talvez prefiram ficar observando em vez de se participar do fechamento de cada negócio. Isso é triste e decepcionante. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.

sicoob

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