Humberto Lago

Todos temos uma profissão e nos realizamos nela, mediante o trabalho. Estudamos, aprendemos, adquirimos experiência e começamos nossa carreira profissional.

As empresas possuem funções em aberto e buscam os melhores candidatos para ocupar as vagas existentes. Por ocasião das admissões, elas sempre querem se enriquecer com novos talentos.

Nossos sonhos e aspirações funcionais estão, de contínuo, nos estimulando a avançar, desenvolver e assumir responsabilidades crescentes.  Nesse contexto, gostaria de convidá-lo a me acompanhar na análise crítica e isenta, de nossas maiores e mais significativas ‘potencialidades’, ‘capacidades’ e ‘realizações’.

Alguma vez você já fez sua auto avaliação profissional, compreendendo estes três enfoques? Se não, esta é uma oportunidade de fazer isso, objetivando seu crescimento profissional. Potencialidades constituem um conjunto de características inatas de uma pessoa, capaz de determinar o que ela pode fazer ou não. Capacidades são um conjunto de aptidões e habilidades que a tornam mais produtiva. Realizações é o resultado mensal entregue à empresa, mediante o cumprimento do seu objetivo ou meta, conseguido através de esforço.

Cada um de nós possui certo nível de potencialidades, outro de capacidades e outro de realizações. Coloque-os em ordem e você verá onde está seu foco. Quem de nós está seguro de estar explorando suas potencialidades? Diante de nossos objetivos, quem de nós já possui a capacidade ideal ou está ainda em fase de aprendizado? Quem pode afirmar que suas realizações profissionais são compatíveis com seu grau de estudo? Seu desempenho geral na função é ótimo, bom ou regular?

Felizes são os profissionais que se questionam regularmente, porque a autocrítica é válida e oportuna, além de nos impulsionar a carreira, a partir de uma visão abrangente.

Todos têm um estoque de potencialidades inexploradas. Isso não é critica, mas sim uma constatação. Desperte, reaja e procure explorá-las. Só você pode dizer-se como está sua capacidade de gerenciar com eficácia pessoas, bem como os recursos materiais de sua organização. Precisa haver uma coerência adequada entre suas capacidades profissionais e suas realizações pessoais.

Uma das coisas que aprendi na vida, é que salário é consequência de sua capacidade de apresentar resultados, gerir pessoas e exercer a liderança. Infelizmente, é grande o número que aspiram salários maiores, porém não estão oferecendo a contrapartida ao seu empregador.

É melhor você descobrir suas limitações pessoais e carências profissionais, e investir nelas, do que ouvir de seu chefe uma exortação. Pense nisso enquanto lhe digo até a semana que vem.

sicoob

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