A economia de mercado é o sistema econômico fundamentado na propriedade privada. Em outras palavras, é o padrão no qual as trocas, negócios e comércio são realizados sem a interferência governamental. Todos nós somos convidados a contribuir para a estabilização dos mercados.
Para regular a economia, não há necessidade de intervenção do Estado, pois o mercado se autorregula. Tal regulação acontece com base nos princípios da livre concorrência e da lei da oferta e da procura.
Oferta e demanda são as duas principais forças que comandam o funcionamento dos mercados. Determinam o preço e a quantidade vendida.
Os conceitos básicos da economia são: juros, oferta e demanda, inflação, indicadores econômicos e impostos. Portanto, eles impactam diretamente o crescimento do produto interno nacional, como também a determinação dos preços.
Os produtos, para serem comercializados, recorrem ao mercado. Essa lei é considerada fundamental para o funcionamento sustentável de um mercado. É importante que oferta e procura andem próximas, para evitar o abuso de preços. O ideal é que as oscilações de mercado sejam menores para não impactar tanto os preços.
Seus principais concorrentes são as empresas que desenvolvem uma atividade no mesmo ramo, procurando atender melhor às necessidades de seus clientes, suas características de consumo, nível de exigência e o preço que seus clientes estão dispostos a pagar pelos produtos e/ou serviços.
Existem forças econômicas que influenciam o desempenho dos mercados, tais como uma seca prolongada, excesso de chuvas e guerras, como ocorrido recentemente durante o conflito Rússia x Ucrânia. Como consequência disso, experimentamos a elevação dos preços de vários produtos.
O equilíbrio de mercado ocorre quando a quantidade de produtos e/ou serviços que os consumidores desejam comprar, é igual à quantidade de produtos e/ou serviços que os produtores querem vender. Em outras palavras, não há excesso ou falta, de demanda ou oferta.
Percorrendo na internet encontrei algumas empresas especializadas no estudo e avaliação de mercados. É muito instrutiva a ação dessas organizações. Esta é uma forma profissional de minimizar os riscos dos empreendedores, diante de oscilações de cenários econômicos.
Quanto a nós outros, clientes e consumidores, vamos prosseguir nosso trabalho com fé e esperança, na expectativas de que o país tenha dias melhores e que novos horizontes econômicos sejam abertos. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.