O prazo para registro de chapas na eleição pela Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 encerrou às 13h deste sexta-feira, 2, e dois grupos formalizaram participação na disputa.
Uma das chapas é liderada por Valdomiro Corá (MDB) e a outra por Romeu Moreira (DEM).
A eleição ocorrerá às 18h30 desta segunda-feira, 5, durante a sessão ordinária no Legislativo local.
Conforme a pauta da sessão ordinária obtida pelo Extra de Rondônia, Corá lidera a chapa “Harmonia e Independência Continuam”, composta pelos vereadores Antonio Damião Martins (Vice-Presidente), João Paulo Pichek (1º Secretário) e Lauro Costa Kloch (2º Secretário).
Já Romeu lidera a chapa “Fidelidade e Compromisso”, composta pelos vereadores Luiz Antônio Nascimento Fritz (Vice-Presidente), Ezequiel Câmara (1º Secretário) e Edimar Kapiche Luciano (2º Secretário);
A chapa lidera pelo veterano Corazinho, como é popularmente conhecido, é considerada de oposição. O parlamentar – que é um ferrenho crítico do prefeito Adailton Fúria (PSD) – é cunhado da ex-prefeita Glaucione Rodrigues (MDB), que deve disputar a prefeitura de Cacoal na eleição de outubro de 2024.
Já a chapa de Romeu é considera de situação por ter parlamentares “amigos” de Fúria, entre eles, Luiz Fritz (PSD), tido como um defensor do mandatário municipal na tribuna da Casa de Leis.
ARTICULAÇÃO POR VOTOS
Com a formalização na disputa, agora os parlamentares membros das chapas correm e se articulam para tentar garantir o apoio dos quatro vereadores que ainda não declararam seus votos, pelo menos publicamente.
Como a Câmara de Cacoal é formada por 12 vereadores, restaram Paulinho do Cinema (PSB), Paulo Henrique (PTB), Magnison Mota (PSC) e Zivan Almeida (PSC), que devem se manifestar apenas no momento da eleição.
Em caso de empate em número de votos, o critério de idade do candidato a presidente vai definir a vitória da chapa.