A cultura e as tradições devem ser preservadas
/ Foto: Júlio Olivar

O governador Marcos Rocha (União Brasil) sancionou a Lei n° 5.452/22 aprovada na Assembleia Legislativa do Estado criando a Semana Cultural dos Povos Indígenas como parte do calendário oficial do Estado, já a partir de 2023, entre 18 e 21 de abril.

Rondônia tem 54 etnias indígenas reconhecidas, além dos chamados “índios isolados”, sem contato algum com a civilização dominante. Pesquisas recentes apontam que o atual Estado é habitado há, pelos menos, 13 mil anos pelos ameríndios e que o tupi — que já foi a língua mais falada no Brasil — teria surgido em solo rondoniense. Há muitos sítios arqueológicos e achados importantes que contam muito da fase pré-colombiana nesta região.

Segundo Alécio Valois, coordenador de Patrimônio do Estado de Rondônia, “os eventos anuais serão uma oportunidade para os indígenas falarem sobre sua realidade, além disso, professores e pesquisadores de diversas etnias compartilharão suas experiências”.

De acordo com o texto da nova lei, a intenção do Governo é, primeiramente, garantir o reconhecimento das contribuições dos povos indígenas para toda a sociedade. Para isso, é preciso “reforçar a cultura, culinária e línguas indígenas e “desconstruir preconceitos” para que a sociedade entenda “o significado dos povos indígenas na construção e influência na história de Rondônia”.

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO