O município de Vilhena pode sentir, nos próximos dias, os efeitos da quarta friagem de 2014. O monitoramento está sendo feito pelo meteorologista Daniel Panobianco.
Assim como acontece nesta época do ano, o frio pode atingir a cidade durante a festa agropecuária, a Expovil, que começa neste sábado, 05.
Em mensagem ao Extra de Rondônia, Panobianco informou que as simulações numéricas estão muito divergentes e “perigosas” ao indicar frio demais em uma rodada, nada de queda em outra.
Os dados de hoje seguem sugerindo um fortalecimento do padrão de bloqueio atmosférico, o que impede o avanço dos sistemas frontais para latitudes menores, no caso, a Amazônia.
Só há sinalização para um novo pulso de ar polar a partir de 11 de julho, mas a queda de temperatura terá maior efeito por conta da perda radiativa (ar seco) do que por influência de ar polar.
Agora por diante, as madrugadas podem ser mais frias por conta da baixa umidade relativa do ar do que durante invasões polares. Isso porque com o ar muito seco e a ausência de nuvens, rapidamente o solo perde o calor acumulado no solo durante o dia e é liberado para a atmosfera.
Por isso, o frio é mais pronunciado nas áreas de baixada, leitos de rios e dentro de matas fechadas. “Nisso, surgem os bancos de nevoeiro, pois o orvalho das matas e dos rios, em contato com o ar mais frio, sofre condensação de forma imediata. Vamos monitorando se a quarta friagem de 2014 alcança Rondônia nos próximos dias”, finalizou o meteorologista.
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Divulgação