Não se pode afirmar que 2023 tenha começado bem para o vereador Donizete Vítor Alves, que é presidente da Câmara Municipal de Parecis.
Isso porque na madrugada do dia 1º de janeiro ele foi preso na Rodovia 010, na altura do quilômetro 12, entre Rolim de Moura e Pimenta Bueno, após envolver-se num acidente aparentemente causado por ele mesmo, que de acordo com exames estava em evidente estado de embriaguez.
O vereador conduzia um veículo Fiat Strada com placa de Parecis, quando invadiu a pista contrária, abalroando um carro modelo VW Gol, dirigido por R.S.S., que seguia em sentido contrário.
Para sorte de todos o choque foi lateral, não resultando em ferimentos graves nos ocupantes dos dois veículos.
Porém, a partir da batida começou o calvário de Donizete, que primeiro tentou negar que estava dirigindo e recusou-se a fazer o teste do bafômetro. No entanto, foi desmentido pelas testemunhas, no caso as pessoas que estavam nos carros, e sendo examinado num hospital de Pimenta Bueno ficou constatado clinicamente seu estado de consciência alterado pelo álcool.
A colisão aconteceu no início da madrugada, mas o caso foi lavrado por volta das 03h30 do primeiro dia do ano, e a partir de então a documentação obtida pelo Extra de Rondônia revela toda a mobilização institucional que a bebedeira do presidente da Câmara Municipal ocasionou, ocupando policiais militares, servidores da saúde, delegado de polícia, escrivão, carcereiro, promotor público e juiz de direito.
Após os esforços de sua defesa ele conseguiu ser liberado sob condições severas e responderá em liberdade pelos crimes dos quais é acusado. Donizete está enquadrado nos artigos 303 e 306 do Código Brasileiro de Trânsito e 69 d0 Código Penal.
O Extra de Rondônia deixa espaço aberto caso o Presidente queira se pronunciar sobre o assunto.