Há sete meses a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem lutado para religar a energia elétrica da Escola Mário Grasso, no bairro São José.
O sistema foi desconectado da rede para a reforma da escola, cujos alunos foram transferidos para um imóvel alugado até a conclusão das obras.
A reinauguração da escola está marcada para o dia 2 de fevereiro. Ocorre que a direção da Semed não consegue resolver o problema da energia elétrica. Alega ter ido ao escritório local da Energisa [a fornecedora] que justificou que não atende, na agência, às questões envolvendo alta-tensão (acima de 1000 volts).
A solicitação deveria seria reportada a Energisa pelo site da companhia. Os robôs também não deram resposta satisfatória. O secretário municipal de Educação, Flávio de Jesus, foi até Porto Velho buscar solução e prometeram que resolverão, ainda nesta semana. Foi preciso, também, a Semed recorrer ao Procon (órgão de defesa do consumidor), que solicitou uma série de documentos e não sinalizou nenhum encaminhamento prático.
“O jeito, se não resolverem de fato, será ingressarmos na justiça, com um mandado de segurança, para garantirmos a religação da energia na escola e, assim, a volta às aulas, marcadas para o dia 6 de fevereiro”.
Para fazer os testes dos aparelhos de ar condicionado na escola, foi providenciada uma verdadeira “gambiarra”, conforme mostra a foto. “Mas, tão logo os equipamentos sejam testados, os fios serão desligados porque oferecem riscos à segurança”.
O Extra de Rondônia entrou em contato com a assessoria de comunicação da Energisa, no qual enviou a redação a seguinte nota:
>>>Leia nota na íntegra:
A Energisa esclarece que a Escola Municipal Mário Grasso fez a solicitação de aumento de carga de energia em 2019. Na época, foi apresentado o projeto elétrico, mas a escola não deu prosseguimento aos demais trâmites no período de validade do projeto, que é de 2 anos. A fim de solucionar o tema, a Energisa está em diálogo com a Prefeitura do município para orientar sobre os os trâmites necessários para a efetivação do serviço.
A Energisa reforça que disponibiliza um canal exclusivo de contato para clientes do Poder Público e empresas de médio e grande porte para solicitações de serviço e esclarecimento de dúvidas. O atendimento funciona em horário comercial pelo 0800 069 1234 e pelo e-mail grandesclientes.ero@energisa.com.br.