De autoria dos vereadores Alexandre Serafim Damasceno (FOTO) e Wilson Tabalipa, foi aprovado nesta terça-feira, 7, pela Câmara Municipal de Vilhena, o Projeto de Lei Complementar 402/2022, que dispõe sobre a proibição dos fogos de artifício que causem poluição sonora.
Em entrevista ao Extra de Rondônia, Damaceno explica que a ação visa a uma qualidade de vida melhor às pessoas mais vulneráveis de nosso comunidade. “Doentes, autistas, idosos e também animais são beneficiados com a medida”.
Para representar a AMAVI (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Vilhena), a Câmara convidou a terapeuta ocupacional Juliana de Abreu. Ela explicou, na sessão desta terça, o quanto os estampidos interferem na vida de pessoas com Disfunção de Integração Sensorial e ainda aquelas que possuem o Transtorno do Espectro Autista.
Buscando explicações técnicas, foram convidados também o médico veterinário Luiz Gustavo e o biólogo José Thiago Baldine, estes que apresentaram como o barulho dos fogos é percebido sob a perspectiva dos animais domésticos e silvestres.
O projeto agora segue para sanção ou veto do prefeito Delegado Flori.