Há pessoas que são eficientes e também há outras que são ineficientes. Algumas pessoas já nasceram com esse dom; outras aprenderam sobre os benefícios da eficiência e a seguir a adotaram.
Quem é eficiente na vida pessoal tende, também, a ser eficiente, na vida profissional. Um profissional eficiente entende que seu trabalho deve estar acima dos padrões médios e quer dar uma contribuição maior para o avanço da empresa. Um gerente eficiente vai querer que o desempenho de seus subordinados seja uniforme e superior.
Existem pessoas ineficientes em todo o lugar, por diferentes motivos. Vejo aí uma oportunidade enorme de aprimorá-las. Isso necessita ser tratado com habilidade, diálogo e respeito humano. Conviver pacificamente com a ineficiência é um disparate!
Uma gestão eficiente é aquela que faz a empresa crescer com sustentabilidade; na qual os resultados financeiros remuneram adequadamente o capital investido. Abraçar a eficiência empresarial tem implicações diretas no desempenho das pessoas, bem como na lucratividade do negócio.
Quando um diretor se destaca por sua eficiência profissional, é porque ele a reconhece e valoriza, pratica e incentiva. Diretores eficientes costumam cercar-se de gerentes e supervisores igualmente eficientes. Qualquer postura diferente, seria uma incoerência funcional.
Se você, como líder, conseguir envolver outras áreas no processo de implantação da eficiência gerencial, irá se realizar, como ser humano e em breve colherá resultados. Ninguém pode ser contrário a isso.
Eficiência é um conceito que relaciona meios e métodos; a capacidade de realizar tarefas de modo eficaz e com desperdícios mínimos; tendência ou aptidão para ser efetivo nas funções administrativas e operacionais. Eficaz é a pessoa que cumpre seu objetivo; que não falha; que é capaz de alcançar o resultado ideal; que é capaz de desenvolver, em circunstâncias normais, diferentes operações tornando sua firma mais competitiva.
Há alguns anos atrás, visitando uma grande empresa em Joinville-SC, estava expondo algumas ideias a um dos diretores. Terminando a reunião, ofereci-lhe um cartão de visita. Ele gentilmente o recusou porque eu já havia deixado um com a recepcionista. Um bom profissional não desperdiça o custo de um cartão de visita, por menor que seja! Temos feito o mesmo?
Quando divulgamos internamente, bons exemplos de eficiência, provocamos uma reação salutar entre os colaboradores e indiretamente combatemos o desperdício. Quem não aprende com coisas pequenas, terá dificuldade em aplicar essa filosofia aos valores maiores. Conscientizar os funcionários das vantagens e benefícios de uma gestão eficiente, deve ser uma orientação contínua em todas as empresas. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.