Você já parou para pensar sobre quais os sintomas físicos e psicológicos da ansiedade? Se você quer entender melhor a respeito desse assunto, é só continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes.

Não há como negar que, nos dias de hoje, o transtorno de ansiedade é um dos sintomas que mais assola as pessoas.

Afinal de contas, a cada dia que passa, esse problema tem afetado uma quantidade gigantesca de brasileiros.

Diante disso, saber quais os sintomas físicos e psicológicos da ansiedade se torna praticamente uma necessidade.

Afinal de contas, quanto antes se identifica o problema, torna-se muito mais eficiente procurar por um profissional.

É verdade que a ansiedade é uma resposta emocional natural que todos experimentamos de vez em quando.

No entanto, quando a ansiedade se torna persistente, intensa e desproporcional às circunstâncias, ela pode se tornar um transtorno que interfere na vida diária.

A ansiedade pode afetar tanto a nossa questão físicas quanto psicológica, mas que podem variar de pessoa para pessoa.

Mas, se você quer entender um pouco melhor sobre quais os sintomas físicos e psicológicos da ansiedade, é só continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes.

O que é ansiedade?

Antes de falarmos sobre quais os sintomas físicos e psicológicos da ansiedade, você deve primeiro entender melhor do que se trata esse problema.

Em suma, podemos afirmar que a ansiedade é uma resposta emocional natural do corpo a situações de perigo ou estresse.

Sendo assim, quando você sente ansiedade, seu corpo entra em modo de “luta ou fuga”, liberando hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina, para ajudá-lo a lidar com a situação.

No entanto, quando a ansiedade é excessiva, persistente e desproporcional à situação, ela pode se tornar um transtorno de ansiedade.

Existem vários tipos de transtornos de ansiedade, incluindo transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno de estresse pós-traumático.

Saber quais os sintomas físicos e psicológicos da ansiedade acaba sendo algo fundamental, já que estamos falando de uma doença cada vez mais comum e que pode afetar a qualidade de vida de uma pessoa.

Mas, a partir do momento que se reconhece os primeiros sintomas, é possível obter uma ajuda médica de forma precoce, algo que pode amenizar os efeitos negativos.

Quais são as causas para ansiedade?

A verdade é que as causas para ansiedade são das mais diversas possíveis. E falamos isso porque pode ser por fatores biológicos, genéticos, ambientais e psicológicos. Falaremos com mais detalhes a seguir.

Fatores psicológicos

A verdade é que uma das principais razões para que uma pessoa desenvolva a ansiedade é justamente devido a fatores psicológicos.

À medida que passamos por algumas situações, elas acabam impactando a nossa mente, mas de formas distintas.

Pode ser que você tenha de passar por algum procedimento cirúrgico como uma cirurgia endoscópica para hérnia de disco e, por isso, passe a se sentir ansioso.

No entanto, quando acaba acontecendo muitas situações como essas, pode ser que você perca um pouco da capacidade de administrar essas sensações.

A partir disso, o paciente pode começar a sentir alguns sintomas típicos da ansiedade, como padrões de pensamento negativos, baixa autoestima e problemas de relacionamento, por exemplo.

Fatores biológicos

A ansiedade pode surgir em decorrência de algum desequilíbrios químicos no cérebro, como a redução da serotonina e do ácido gama-aminobutírico (GABA).

Para quem não sabe, trata-se de neurotransmissores, os quais são capazes de ajudar e regular o humor e a ansiedade.

Inclusive, quando o profissional passa a estudar sobre quais os sintomas físicos e psicológicos da ansiedade, pode ser que ele julgue necessário a reposição desses compostos.

Fatores genéticos

Ainda que muita gente não saiba, a verdade é que a ansiedade pode ser herdada geneticamente de um ou ambos os pais.

Diversos são os estudos que sugerem que existem certos genes que podem aumentar o risco de desenvolver ansiedade.

Isso não quer dizer necessariamente que, se um dos pais é ansioso, o filho necessariamente também terá esse transtorno. Na verdade, eles apenas se tornam mais suscetíveis.

Nesses casos, torna-se ainda mais fundamental saber quais os sintomas físicos e psicológicos da ansiedade.

Até mesmo porque, dessa forma, é possível identificar se existem certos padrões e já encaminhar para um acompanhamento profissional.

Fatores ambientais

Por fim, fatores como estresse, trauma, abuso, eventos traumáticos, condições de saúde física e uso de drogas ou álcool podem contribuir para o desenvolvimento da ansiedade.

No entanto, de acordo com a psiquiatra e professora do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), os transtornos de ansiedade costumam ser a combinação entre fatores genéticos e ambientais.

Quais são os sintomas físicos da ansiedade?

Para que você possa entender melhor sobre quais os sintomas físicos e psicológicos da ansiedade, iremos dividir em alguns tópicos.

Primeiro, iremos falar sobre de que maneira a ansiedade é capaz de afetar a nossa condição física.

Palpitações

Trata-se de um sintoma muito comum em praticamente todas as pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade.

Em suma, as palpitações são uma sensação de que o coração está batendo rápido, forte ou de forma irregular.

Ao falar sobre quais os sintomas físicos e psicológicos da ansiedade, é bem provável que esse tenha sido o primeiro a passar pela sua mente.

Mas, a intensidade da palpitação pode variar de acordo com a situação que o paciente está passando algum outro fator.

Sudorese

A sudorese também é uma outra resposta comum do corpo à ansiedade, sendo esse um sintomas bastante incômodo.

Quando se está ansioso, o corpo acaba liberando hormônios do estresse, o que pode fazer com que você sinta calor e suor.

Tremores

No que se refere aos tremores, eles podem ocorrer em diferentes partes do corpo, como mãos, pés ou até mesmo no corpo inteiro.

Costuma ser um sintoma muito incômodo, haja vista que o paciente perde o controle sobre o seu próprio corpo.

Dificuldade em respirar

Também não há como falar sobre quais os sintomas físicos e psicológicos da ansiedade e não citar a dificuldade de respirar.

Afinal de contas, também é um dos sintomas que costuma estar presente em praticamente todos os pacientes que sofrem desse transtorno.

Mas, a dificuldade em respirar pode se apresentar como uma respiração rápida ou superficial, sufocamento, ou falta de ar.

Dor de estômago

A ansiedade também pode afetar o nosso sistema digestivo e causar dor de estômago, náusea ou diarreia, por exemplo.

Entretanto, a depender da gravidade do problema, o indivíduo pode começar a sentir dor constantemente no estômago, exigindo uma avaliação médica.

Quais são os sintomas psicológicos da ansiedade?

Além dos sintomas físicos, a ansiedade também pode afetar o bem-estar mental e emocional. Dentre alguns exemplos, podemos citar:

Preocupação excessiva

Falar sobre quais os sintomas físicos e psicológicos da ansiedade acaba nos obrigando a mencionar a preocupação excessiva.

Isso pode incluir preocupação constante com coisas pequenas ou grandes, como trabalho, saúde, dinheiro ou relacionamentos.

Irritabilidade

A ansiedade pode afetar o humor e causar irritabilidade, raiva ou frustração, sendo esse um problema bem frequente também.

Nesse caso, a irritabilidade costuma acontecer porque as pessoas ansiosas passam por certas alterações hormonais.

Medo

O medo é um sintoma psicológico comum da ansiedade, o qual também está presente na grande maioria das pessoas que sofre de transtorno de ansiedade.

Mas, nesse caso, pode ser medo de situações específicas, como falar em público, voar ou estar em espaços fechados, ou medo generalizado e constante.

Pensamentos obsessivos

A ansiedade pode levar a pensamentos obsessivos ou intrusivos, que podem ser difíceis de controlar e interferir nas atividades diárias.

Evitação

Por fim, um dos sintomas que a ansiedade também pode ocasionar, mas que a grande maioria das pessoas não se atentam é sobre a evitação.

Ou seja, o paciente começa a evitar certas situações, lugares ou pessoas que podem desencadear a ansiedade.

Ansiedade é normal?

Sim, a ansiedade é uma emoção normal e saudável que todos experimentam em algum momento da vida.

É uma resposta natural do corpo a situações estressantes ou perigosas, e pode ajudar a pessoa a se preparar para lidar com essas situações.

Esse tipo de sentimento pode surgir quando se está de luto ou mesmo passando por alguma fase na vida mais complicada.

No entanto, quando a ansiedade se torna excessiva, persistente e começa a afetar a qualidade de vida da pessoa, ela pode se tornar um transtorno de ansiedade.

Nesse caso, a melhor coisa a se fazer é procurar ajuda profissional para identificar a causa e obter um tratamento adequado.

Existem tratamentos naturais para a ansiedade?

Sim, existem algumas opções de tratamento natural para a ansiedade. No entanto, devemos mencionar que eles não são uma cura completa para o problema.

Na verdade, eles costumam ser mais uma ajuda para aliviar sintomas e ainda melhorar o bem-estar geral.

Então, uma das formas de fazer isso é por meio de exercícios físicos regulares, os quais são muito eficientes para reduzir a ansiedade e ainda melhorar o humor.

Afinal de contas, exercitar-se regularmente pode ajudar a liberar endorfinas, que são substâncias químicas do cérebro que ajudam a melhorar o humor e reduzir o estresse.

O mais legal é que você pode adaptar os exercícios físicos de acordo com a sua realidade. Então, se você usa prótese de joelho, é idoso ou detém alguma limitação, basta procurar o exercício ideal para você.

Além disso, técnicas como a meditação, respiração profunda e ioga podem ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse.

E isso acontece porque essas técnicas ajudam a acalmar a mente e o corpo, reduzindo a tensão e a ansiedade.

Mas, uma das melhores formas de tratar a ansiedade é tendo uma dieta saudável. Sim, ter uma dieta equilibrada e saudável pode ajudar a reduzir a ansiedade.

Alimentos ricos em nutrientes como vitaminas B, magnésio e ômega-3 podem ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar o humor.

Quais as doenças que a ansiedade pode causar?

A verdade é que a ansiedade pode contribuir para o desenvolvimento ou agravamento de uma série de doenças.

Mas, dentre as mais comuns, podemos citar:

Dores musculoesquelética

De acordo com os especialistas, problemas psicológicos como depressão, estresse e ansiedade podem fazer com que o paciente tenha dores musculoesqueléticas, em especial nas costas.

E isso acontece porque esses problemas tendem a liberar uma descarga de adrenalina, algo capaz de gerar tensão nesta região.

Mas, a depender da intensidade ou mesmo causas adjacentes, o paciente pode ter que passar por uma cirurgia endoscópica na coluna ou alguma outra forma de tratamento.

Transtornos psiquiátricos

A ansiedade pode aumentar o risco de desenvolvimento de outros transtornos psiquiátricos, como depressão e transtornos alimentares.

Doenças cardiovasculares

Pacientes ansiosos também correm mais riscos de sofrer um aumento da pressão arterial, o que pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como doença coronariana e derrames.

Doenças gastrointestinais

Essa doença ainda pode fazer com que o paciente corra maiores riscos de desenvolver alguma doença gastrointestinal, tais como:

  • Síndrome do intestino irritável;
  • Úlceras estomacais;
  • Doença inflamatória intestinal etc.
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO