Coletiva de imprensa PCRO/Foto: Reprodução

O governo de Rondônia por meio da Polícia Civil (PC) tem verificado que diversas postagens estão circulando nos últimos dias em diversos grupos de WhatsApp falando de supostos ataques que seriam realizados em escolas de diversos municípios rondonienses, sendo que alguns pontos valem ser observados:

  • Tratam-se de mensagens vagas, incertas, sem qualquer indicativo claro de alvo específico;
  • Percebe-se nas redes sociais que, aos poucos, a publicação inicial começou a tomar maior corpo com a inclusão de outros elementos, inclusive vídeos que originalmente começaram a circular de forma anônima em outros Estados;
  • A mensagem original falava informalmente de que seria uma suspeita de ataque a escola da Capital, porém, com o passar das horas passou-se a apontar diversos possíveis ataques em cidades variadas, sem qualquer conexão entre si;

Sendo assim, ante todo o exposto, até o presente momento, a PCRO não encontrou elementos suficientes para gerar maiores preocupações, bem como tudo leva a crer que se trata de uma corrente de mensagens que foi sendo divulgada em massa sob o clima de pânico que tem sido gerado na sociedade rondoniense.

Entendemos a preocupação de todos, porém não há motivo para que os pais não enviem seus filhos para a escola. Todas as forças de Segurança Pública estão empenhadas em combater todo e qualquer tipo de ameaça.

Pedimos a todos que não transmitam mensagens dessa natureza em grupos e redes sociais, pois apenas geram medo e insegurança. Qualquer informação nesse sentido deve ser repassada ao disque denúncia 197.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO