Existe uma empresa regional de transporte aéreo no Canada (Porter Airlines), que opera aviões turbo hélices, fundada em 2006, cuja frota é composta de 36 aeronaves, a qual tem um pedido firme de 50 jatos da Embraer modelo 195-E2 (4 deles já foram recebidos no inicio de 2023 e os 46 restantes estão pendentes de entrega). Além disso, ela tem um outro pedido, a ser confirmado, para mais 50 aviões do mesmo modelo.
A capacidade média de cada novo avião é aproximadamente o dobro dos aviões atuais de sua frota. Imagine, agora, o índice de crescimento anual das receitas desta empresa, em decorrência de um aumento da frota de 138,8%!? Sem dúvida alguma, trata-se de um crescimento brutal.
Ela deve ter projetado, com cuidado, o investimento em instalações físicas, área de manutenção, logística, atendimento aos clientes, contratação de novos colaboradores, fornecimento de alimentos. Gostaria de conhecer seu cronograma de operações e negócios dos próximos anos.
Alguém pode questionar: Mas existe mercado para um crescimento operacional tão exponencial? Ou ela terá de cria-lo, uma vez que a economia mundial está quase parando?!
A decisão de concentrar parte substancial de sua frota num único fabricante (Embraer), é uma demonstração evidente de confiabilidade, da qualidade dos produtos e da eficiência dos mesmos. Na atualidade, existem várias empresas no mundo cuja frota é concentrada num único modelo do mesmo fabricante (foi o caso da Azul, no Brasil, em seus primeiros anos). De posse de aeronaves com maior capacidade, mais modernas e eficientes, a Porter decidiu investir pesado.
O tamanho do mercado de transporte aéreo é enorme. Estes dois países (Canada e EUA) são grandes economias, estão em crescimento econômico. O PIB per capita do mundo, em 2021, era de US$ 10.301; o do Canadá, no mesmo período, foi de 43.957 euros! (é por pessoa e não por trabalhador). Canada é a 9ª. Maior economia do mundo, com apenas 38 milhões de habitantes.
O principal concorrente desta empresa regional, no mercado canadense é a gigante estatal, Air Canadá, que voa para inúmeros países. Também existe uma significativa concorrência por parte das grandes empresas norte americanas do mesmo ramo.
A Porter tomou a decisão de investir na disputa de uma parcela maior desse mercado, com aviões de primeira linha, baixo custo por assento e serviços de qualidade. Ela pretende estender, em breve, suas rotas para o México, Caribe e Flórida (nos EUA).
Esta disputa é para os competentes e visionários; sonhadores e empreendedores. Só eles conseguem detectar com precisão esses mercados potenciais; não são limitados pela falta de recursos financeiros; nem se intimidam diante do tamanho dos concorrentes internos e externos. Chamo isso de competência, fé e trabalho. Admiro essas pessoas por serem pioneiros, por tomarem decisões arrojadas, por serem sábios e corajosos. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.