Prevenção é baseada no impedimento do contato com o carrapato / Foto: ilustrativa

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Divisão de Vigilância em Saúde, esclarece que não há casos de febre maculosa no município de Cacoal.

No entanto, a Unidade de Vigilância de Zoonoses realiza periodicamente a captura de carrapatos estrela (micuim) para análise.

Os resultados recebidos em abril deste ano foram positivos para febre maculosa, onde prontamente a Vigilância em Saúde fez um alerta para todas as unidades de saúde públicas e privadas quanto à necessidade da vigilância quanto ao aparecimento de possíveis casos suspeitos. As amostras posteriores foram negativas.

A prevenção da febre maculosa é baseada no impedimento do contato com o carrapato. A adoção de algumas medidas para evitar a doença, principalmente em locais onde há exposição a carrapatos:Use roupas claras para ajudar a identificar o carrapato;Use calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas; Evite andar em locais com grama ou vegetação alta; Não esmague o carrapato com as unhas, pois ele pode liberar bactérias e contaminar partes do corpo com lesões; Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença.

Os principais sintomas da febre maculosa são: febre, dor de cabeça e no corpo, náuseas, vômitos, diarreia, manchas vermelhas pelo corpo.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO