Foto: Divulgação

Acadêmica do 10º período de Enfermagem da FIMCA Vilhena, Suhellen Gomes Cardoso de Siqueira, foi eleita Delegada para defender propostas do SUS na Conferência Nacional de Saúde.

A 17ª Conferência Nacional de Saúde acontecerá em Brasília, entre os dias 2 e 5 de julho, e será realizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde.

A Conferência Nacional de Saúde atualmente ocorre a cada quatro anos e reúne Governo, Sociedade Civil e profissionais do setor.

As etapas preparatórias para a 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) foram iniciadas em agosto de 2021, com seminários, encontros regionais, congressos; estima-se que, durante todo o período, 2 milhões de pessoas foram envolvidas nesse que é considerado um dos maiores processos democráticos e de participação popular no país. Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a Conferência Nacional de Saúde deve ser precedida por etapas municipais e estaduais. Suhellen Gomes Cardoso de Siqueira foi relatora do Eixo 1 na Conferência Estadual de Saúde, com o tema “O Brasil que temos e o Brasil que queremos”. Ela fala sobre sua participação no evento: “Este ano tive o prazer de participar nos dias 29, 30 e 31 de maio da 10ª conferência estadual de saúde, que ocorreu na capital do estado, Porto Velho. Como usuária e defensora do SUS, vivenciei um dos momentos mais importantes e significativos da minha profissão. Bióloga há 12 anos e agora, estando a poucos dias de concluir a graduação em enfermagem, senti-me honrada em ter sido escolhida como relatora de um dos eixos temáticos da conferência.”

A Conferência Estadual foi essencial para a elaboração de propostas que serão encaminhadas para a etapa Nacional. O principal ponto de discussão para as escolhas foi a importância de se garantir a igualdade e a equidade a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Eleita como Delegada na Conferência Nacional de Saúde, Suhellen poderá discutir e deliberar sobre a temática do evento; todos os delegados têm direito a voz e voto. “Nesse período, elaboramos uma diretriz e escolhemos 3 propostas para serem encaminhadas à etapa nacional da conferência. No dia 30 de junho, seguirei para Brasília para participar como delegada da etapa nacional da conferência, onde discutiremos e aprovaremos as propostas que servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e do Plano Plurianual de 2024-2027.”

Gestores da Instituição FIMCA Vilhena parabenizam a Acadêmica Suhellen de Siqueira Cardoso pelo seu caminho honroso na profissão. É um orgulho tê-la como aluna, pois sabemos que será uma excelente profissional.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO