A Deputada Federal tem nas questões de saúde e educação, pautas que movimentam seu mandato, considerando que os assistentes sociais devem assegurar o bem-estar de indivíduos e grupos, seja no âmbito físico, psicológico ou social.
Sempre atenta às pautas que visam promover o reconhecimento dos assistentes sociais, a deputada federal Cristiane Lopes, esteve na abertura da reunião do Colégio Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Rondônia (Coegemas), realizada no Teatro Banzeiros, Porto Velho-RO.
A parlamentar ressaltou sua responsabilidade de defender esta categoria e que ainda tem muito a ser conquistada. “Assistente Social é uma profissão reconhecida, regulamentada e importante para o desenvolvimento de todas as políticas que os estados brasileiros desenvolvem e Rondônia deve muito ao trabalho que os assistentes sociais desenvolvem nas mais variadas áreas de atuação do poder público. Nada mais justo, buscarmos garantir a valorização desses profissionais”, pontou.
A entidade reúne titulares das pastas de assistência social dos 52 municípios de Rondônia. Entre os temas discutidos no encontro estão, a organização e estruturação dos fundos da infância e da adolescência, com o auditor de controle externos do TCE, Moisés Rodrigues Lopes, orientações sobre a implementação da escuta especializada, com a promotora Tânia Santiago, que é coordenadora do Grupo de Atuação Especial da Infância e Juventude e Educação (GAEINF-MP/RO), além da eleição dos membros da Câmara Técnica dos benefícios eventuais e boas práticas sobre a concessão dos benefícios eventuais.
O secretário de Assistência Social e da Família (Semasf) e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Rondônia (Coegemas), Claudi Rocha, recepcionou os gestores da assistência social dos municípios de Rondônia e parabenizou a deputada federal Cristiane Lopes pela atuação na Câmara Federal.
Em seu escritório parlamentar em Porto Velho, Cristiane Lopes recebeu a presidente do Sindicato das Assistentes Sociais do Estado de Rondônia (Sasero), Khristiane Cabral Costa, e representantes que reforçaram as principais pautas da categoria e agradeceram a deputada pelo apoio.
Já em Brasília, a deputada federal Cristiane Lopes que é membro da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF) votou favorável ao Projeto de Lei que dispõe sobre o piso salarial do assistente social para uma jornada de 30 horas e agora segue para votação em outras comissões.
Atualmente, são cerca de 200 mil assistentes sociais registrados no país, segundo o Conselho Federal de Serviço Social (CFSS). A média do país é de 0,85 assistentes sociais a cada grupo de 1.000 pessoas. A média estadual, analisada com base em 2022, é de 1,02 no estado de Rondônia.