Imagem: Ilustrativa

Tão cedo não há qualquer projeto concreto de duplicação da BR 364, desde Vilhena até a fronteira com o Acre. A privatização é ainda um sonho distante. Mas nem tudo são más notícias, quando se trata da nossa principal rodovia.

Na semana passada, numa reunião com o diretor geral do Dnit, em Brasília, o deputado federal Lúcio Mosquini ouviu de Carlos Antônio Barros algumas boas novas, relacionadas com obras e manutenção da nossa BR. Basicamente, Mosquini foi pedir ao Dnit que haja contratação de empresas responsáveis pela recuperação e manutenção de cada um dos seis trechos que a rodovia se divide. Isso já está sendo feito.

A licitação para o último trecho já está em andamento. Nos outros cinco, os serviços vão sendo feito à medida dos recursos e da urgência.  Além disso, foi informado ao parlamentar rondoniense que novas obras serão realizadas. Entre elas, corte de trechos com curvas acentuadas; terceira pista, duplicação localizada, nos trechos mais perigosos e constante manutenção. As duplicações, sempre em locais muito bem selecionados, vão sendo feitas aos poucos, na medida em que os recursos forem sendo liberados.

As melhorias, em termos de manutenção, conservação e eventualmente expansão de uma terceira pista ou até duplicação, serão feitas por trechos. Um dos que está tendo mais atenção é o de Jaru a Ouro Preto, considerado bastante perigoso. É em Jaru, aliás, que está sendo construída a duplicação da ponte, com emenda liberada pelo próprio Mosquini, um dos locais onde o trânsito é ainda mais estrangulado em toda a região. O Dnit contratou uma grande empresa para fazer um megaestudo de toda a situação da 364, incluindo sua futura duplicação. Mas, esta última meta vai, ainda, levar muitos anos.

HÁ SUSPEITA DE CORRUPÇÃO ENDÊMICA EM TODA A ATUAL GESTÃO”, DIZ JI-PARANAENSE SOBRE AFASTAMENTO DE ISAU FONSECA

O que aconteceu em Ji-Paraná é apenas mais um exemplo claro de que há muitos gestores que não acreditam que as instituições funcionam; que a fiscalização é cada vez mais eficiente; que em tempos de internet e de redes sociais, é muito difícil guardar segredos obscuros. Uma pena. O prefeito Isaú Fonseca, mesmo contestado pelos adversários (o que é completamente normal no sistema democrático) não estava fazendo um governo ruim. Houve avanços na sua cidade. Mas, de uma hora para outra, uma grande operação, envolvendo Polícia Federal, Ministério Público e Polícia Civil se abateu sobre a Prefeitura, escancarando uma série de denúncias sobre licitações ilícitas que teriam causado, segundo as investigações, mais de 17 milhões em dinheiro desviado dos cofres públicos. O afastamento do Prefeito, enquanto durarem as investigações, por decisão judicial, apontam que, pelo menos, há indícios concretos, senão provas, das ilegalidades praticadas. Um importante ji-paranaense, que obviamente não será identificado, comentou a este blog: “é um crime anunciado. Só a ponta do iceberg, porque há suspeita de corrupção sistêmica em toda a atual gestão”. É claro que todos os acusados terão amplo direito de defesa, mas o mau cheiro da corrupção já está entranhado na Prefeitura da segunda maior cidade do Estado. Lamentável.

HOSPITAL DO AMOR: PARTICIPE DO LEILÃO DIREITO DE VIVER PARA APOIAR TRATAMENTO DE MAIS DE 45 MIL PESSOAS COM CÂNCER

São 45 mil pacientes, 15 mil deles apenas de uma cidade: Porto Velho. O Hospital do Câncer (Hospital do Amor), na Capital, atende gente de toda a Rondônia, do Acre, do Pará, do Amazonas, do Mato Grosso e outras regiões, mas também um grande número de bolivianos, com números e custos superlativos. Para se ter ideia apenas de um dos custos, basta se fazer a conta: são 1 milhão de doses de quimioterapia, aplicada em doentes no hospital rondoniense. Cada aplicação pode custar entre 200 reais até 18 mil reais. Todos os enormes custos recebem apenas cerca de 20 por cento do seu total vindos do SUS. Sem apoios da iniciativa privada e das comunidades, como manter o tratamento a tantos milhares de pessoas? Há, claro, instituições como o NACC, o Núcleo de Apoio às Crianças com Câncer, entidade comandada pelo empresário Sidnei Matos, uma entidade que cuida e abriga, com qualidade, das crianças em tratamento, que ajudam muito. Mas há ações, como o Leilão.

Direito de Viver, que mobiliza agropecuaristas e empresários, que ajudam muito a manter toda essa gigantesca roda em defesa da vida. Mais uma edição acontecerá no próximo dia 30, da partir das 9 horas da manhã, na Casa de Shows Talismã.  Serão sorteados prêmios de até 30 mil reais. Doações podem ser feitas pelo PIX 49 150 352/0016 -07.

FIM DOS COLÉGIOS MILITARIZADOS? EM RONDÔNIA, DAS  17 ESCOLAS, APENAS QUATRO PODEM ENCERRAR O SISTEMA

Mais um avanço na educação brasileira, que estava crescendo, sem interferência de professores esquerdistas, preocupadas mais em doutrinar estudantes do que ensiná-los, está sendo desestruturado, ao menos em parte, no Brasil.  O fim das escolas militarizadas com participação direta de membros das Forças Armadas, foi decidido por decreto pelo novo governo brasileiro. Lula, aliás, havia anunciado que acabaria com o programa criado oficialmente por Bolsonaro em 2019. Todas as 17 escolas militarizadas de Rondônia, por exemplo, corriam o risco de serem desativadas, sob o prisma do atual sistema de ensino, caso o governo estadual não mantivesse seu controle sobre pelo menos 13 delas. Certamente em Rondônia, pelo que se conhece da orientação do Governador, as quatro que serão desativadas, poderão ser recriadas, mas daí apenas com a participação da PM e Corpo de Bombeiros. Os governadores de São Paulo, Paraná e Acre já anunciaram oficialmente que seus Estados vão recriar cada uma das escolas que serão fechadas, por terem a participação federal. As escolas militarizadas, basicamente, têm duas fontes de atuação. Dentro da sala de aula, elas têm autonomia no projeto pedagógico. As aulas são dadas por professores da rede pública, que são civis. Fora da sala de aula, militares da reserva atuam como monitores, disciplinando o comportamento dos alunos. Em todo o país, a iniciativa teve grande sucesso. Saíram deste tipo de escola algumas das maiores e melhores notas em praticamente todas ass provas que seus alunos participaram. Também não há, nelas, baderna, agressões a professores e colegas, sujeira, falta de respeito e indisciplina. Tudo isso pode acabar até o final do ano letivo deste 2023, caso a iniciativa privada e os governos estaduais e municipais não assumam os colégios, que não terão mais apoio federal.

SAI A PRIMEIRA PARCELA DO 13º. SÃO 174 MILHÕES DE REAIS PARA OS SERVIDORES RONDONIENSES

Grana no bolso. Os bancos recebem até esta sexta-feira, nada menos do que 174 milhões de reais para que os cerca de 47 mil servidores do Estado retirem sua primeira parcela do 13º salário. A boa notícia foi dada pelo governo rondoniense, que tem mantido não só os salários normais rigorosamente em dia, como também tem antecipado o pagamento da parcela inicial do 13º em julho. A segunda parcela é paga em dezembro, antes do Natal. Pela Secretaria de Finanças, a Sefin, Franco Ono, afirma que, o pagamento da primeira parcela do 13° salário é significativo para o aquecimento do mercado interno. “Temos servidores em todos os municípios do Estado, por isso, existe uma distribuição equitativa dos recursos. E, isto faz aquecer e gerar a economia local, pois compras serão feitas no comércio e, por conseguinte, o setor industrial também será movimentado. É uma cadeia em que há circulação econômica de diversos segmentos, inclusive, refletindo na própria receita do Estado”, afirmou. Durante todo o seu primeiro mandato e agora, também no segundo, o governador Marcos Rocha tem mantido os pagamentos ao funcionalismo dentro de um rígido calendário, sempre anunciado no início do ano. Em Rondônia, desde o primeiro mês do governo do então governador Ivo Cassol, nunca mais houve atraso de salários ao funcionalismo.

CRISPIN COMEMORA OBRAS NA RO 135, VITAL PARA O ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO NA REGIÃO DE NOVO HORIZONTE E CASTANHEIRAS

Um dos mais dedicados parlamentares da Assembleia Legislativa, representante da região central do Estado, o deputado Ismael Crispin está comemorando mais um pedido seu, sendo atendido pelo governo rondoniense. O DER já iniciou a recuperação da RO 135, atendendo reivindicação do deputado, que levou o tema ao setor competente, para que a rodovia, importante para o escoamento da produção da região que ela liga e atravessa, numa importante área produtiva do Estado. Segundo Crispin, sua solicitação foi feita para atender demandas vindas principalmente de mulheres que atuam na produção do nosso agronegócio e que, com suas famílias, enfrentavam enormes dificuldades para escoamento da produção tanto da agricultura quanto da pecuária. A rodovia estava em situação precária. “A recuperação da RO-135 é um passo crucial para impulsionar a economia local e proporcionar melhores condições de vida para os agricultores e pecuaristas. Por isso faço questão de agradecer as mulheres do setor agro de Novo Horizonte do Oeste e Castanheiras. Suas vozes foram ouvidas, e o início das obras é a prova de que juntas, vocês são capazes de fazer a diferença e lutar por melhores condições para todos os agricultores e pecuaristas”.

APOIADORES DE CRISTIANE EXIGEM QUE NOME DELA ESTEJA NA RELAÇÃO DE PRÉ CANDIDATOS À PREFEITURA DE PORTO VELHO

Que não se mexa com a deputada federal Cristiane Lopes! Seus eleitores, amigos e seguidores são fiéis e se mobilizam, quando há qualquer problema em relação à ativa parlamentar, que eles elegeram. Este introito é importante para explicar o puxão de orelhas que estas mal traçadas linhas levaram de vários apoiadores de Cristiane, reclamando que o nome dela foi omitido da relação dos possíveis candidatos à Prefeitura. Na última edição, foram citados nove pré-candidatos para a disputa municipal em Porto Velho. O nome de Cristiane não foi citado dessa vez, porque neste momento ela está integralmente dedicada ao mandato, se destacando na Câmara Federal. O argumento não serviu para aqueles porto-velhenses que consideram que o nome dela está entre os mais fortes e com chances reais de chegar lá. Mariana Carvalho, Fernando Máximo, Marcelo Cruz, Mauro Nazif, Williames Pimentel, Léo Moraes, Flávia Lenzi, Fátima Cleide e Benedito Alves estão sendo constantemente citados como prováveis nomes para a sucessão de Hildon Chaves. Os apoiadores de Cristiane Lopes fazem questão que o nome dela seja incluído em qualquer relação que se faça sobre a disputa do ano que vem. Como por aqui sempre se atende o que o leitor pede, aí está. Cristiane está na pauta para concorrer à Prefeitura em 2024.

SÓ MESMO NESSA TERRA DE FATOS INACREDITÁVEIS, CÃES DE GUARDA FICAM AMIGOS DOS LADRÕES E VÃO EMBORA COM ELES

Quando se diz que essa terra brasileira é única no Planeta e que só por aqui acontecem coisas que parecem a mais pura ficção, há quem ache exagero. Mas é de deixar qualquer um boquiaberto, ao ouvir algumas das histórias praticadas nessa terra de Cabral e, claro, nessa terra de Rondon, porque fazemos parte deste país cheio de maluquices. Um fato que resume bem tudo isso aconteceu em Vilhena. Câmeras de segurança de uma empresa flagraram cinco pessoas invadindo o local. Até aí, coisa normal. Mas o que aconteceu a seguir, mostra bem a criatividade dos bandidos, sua malandragem e o jogo de cintura. Os criminosos tiveram coragem de entrar no local onde dois filhotes de Rottweiler, famosos por sua agressividade e simplesmente roubaram os cães. Isso mesmo. Levaram ração e pedaços de frango, deram aos animais, conseguiram segurá-los e simplesmente os levaram embora. Para entender este tipo de cão, basta recorrer ao Google: “se você for assaltado, cães dessa raça entram em fúria, defendendo seus donos, atacando com violência e sem qualquer temor de reações ou ameaças”. Embora no geral sejam animais calmos e amigáveis com seus donos, os Rottweiler viram feras, quando reagem a qualquer ameaça. Por isso, só no Brasil mesmo que cachorros treinados para a segurança, ficam amigos dos bandidos e somem com eles. É verídico, mas parece história inventada!

CONTRA A PREVISÃO PESSIMISTA, DNIT COMEÇA A CONSTRUIR PONTES PROVISÓRIAS SOBRE DOIS RIOS DA BR 319

No início de outubro do ano passado, uma ponte sobre o rio Audaz-Mirim, na BR 319, a cerca de 100 quilômetros de Manaus, acabou desabando. Dessa vez, por sorte, não houve mortes e nem feridos. Só um serviço de balsa passava caminhões e carros na rodovia que liga Porto Velho à Capital do Amazonas, causando grande demora e transtornos até maiores do que já é comum para quem se aventura a usar essa que é, sem dúvida, uma das piores rodovias federais do país. Havia um risco de que em função do novo governo federal, que não apoia melhorias na 319, deixar de lado a construção de novas pontes no local. Felizmente, foi uma previsão pessimista demais. Nove meses depois da queda da ponte, máquinas e homens da empresa contratada pelo Dnit começaram a construção de uma ponte provisórias no local. Luciano Souza Filho, superintendente regional do Dnit do Amazonas, informou que até o fim do ano serão instaladas duas pontes temporárias, uma, cuja obra começou, sobre o rio Audaz e outra, sobre o rio Curuçá, que também caiu no ano passado, só que dela, infelizmente, despencaram carros e ônibus, inclusive causando mortes. As obras podem ser um sintoma de que nem tudo será abandonado, em relação à BR 319.

PERGUNTINHAS

Você sabia que Guajará Mirim tem um novo porto e moderno porto, concluído há meses, mas que até agora não foi entregue? E que ele será inaugurado somente dentro de algumas semanas, pelo ministro Renan Filho, dos Transportes?

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO