Senador Jaime Bagattoli (PL RO)/Foto: Divulgação

Mais penalidades para crimes ambientais podem empurrar os pequenos produtores rurais da Amazônia para programas sociais.

Foi assim que o senador Jaime Bagattoli (PL) resumiu seu voto contrário ao Projeto de Lei 2.606/21 que prevê o aumento de penas para crimes desse tipo.

A manifestação aconteceu durante a votação da proposta na Comissão de Meio Ambiente do Senado, na última quarta-feira (2). O projeto, carregado de polêmicas, acabou recebendo oito votos contrários e apenas três favoráveis.

“Não é de hoje que alerto para o risco enfrentado pelos pequenos produtores no nosso país. Muitas propostas desse tipo acabam penalizando a parte mais frágil do nosso campo. Se não repensarmos o atual modelo ambiental, a única saída que restará a esses produtores é o Bolsa Família, um benefício que é totalmente incompatível com a capacidade de geração de renda desse setor”, afirma o senador.

Em resumo, o PL 2.606/21 altera o capítulo da Lei de Crimes Ambientais que prevê os crimes contra a flora, elevando penas para crimes como destruição ou danificação florestal, corte de árvores em floresta de preservação permanente sem autorização, desmate em área de domínio público, entre outras medidas.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO