Cristiane Lopes, junto a outros parlamentares acompanhou o Ministro dos Transportes, Renan Filho e o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, que estiveram na cidade de Guajará-Mirim/RO para a entrega da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte e o lançamento da Ponte Binacional que ligará o Brasil à Bolívia e a saída para o Oceano Pacifico, além de visitarem o canteiro de obras da BR 364 em Itapuã do Oeste.
Em Itapuã do Oeste, clima de muita alegria e celebração. Por se tratar de uma obra tão importante para o município e para o estado, a deputada Cristiane Lopes, outros parlamentares, lideranças governamentais, e os ministros estiveram juntos para assinarem a ordem de serviço para a duplicação da BR 364 em Itapuã do Oeste.
“Estou muito feliz em fazer parte desta grande conquista para essa amada comunidade. A reconstrução da BR 364, em especial, no perímetro urbano de Itapuã do Oeste, vai proporcionar mais segurança e uma grande melhoria para o município nas entradas e rotatórias além de ajudar e muito o comércio local”, enfatiza Cristiane.
Com extensão de aproximadamente dois quilômetros, o trecho reparado está localizado na área urbana do município e é um ponto de estrangulamento para o tráfego ao longo da BR. Em média 41,4 milhões investidos, entre canteiro de boras, rede de drenagem, terraplanagem e pavimentação da pista e da marginal, que vai mudar para melhor a vida de todos que trafegam por ali.
Em seguida, a comitiva seguiu para a segunda agenda do dia, em Guajará-Mirim, onde aconteceu o lançamento da Ponte Binacional, que será construída sobre o rio Mamoré na rodovia BR-425 e a proposta para criação da ponte foi enviada pelo Governo de Rondônia e segue entre as cinco propostas prioritárias que foram entregues na Plenária Estadual do Plano Plurianual (PPA) participativo.
“Muita expectativa para esse momento, celebramos não apenas a construção de uma ponte, mas também a abertura de novos horizontes para todo o nosso amado povo de Rondônia, fazendo com que nosso estado ganhe ainda mais destaque e notoriedade no país e também na América do Sul, pois irá se tornar o ponto mais avançado do Brasil em direção à costa do Pacífico e passará a ter acesso ao mercado asiático”, comemorou.
A ideia de ligar as duas cidades existe desde 1903 com o Tratado de Petrópolis, que definiu os limites territoriais do Brasil e da Bolívia, e agora, 120 anos depois se torna real o empreendimento deverá ultrapassar os custos de R$ 400 milhões e o DNIT espera incluir o empreendimento em um pacote de infraestrutura previsto pelo atual governo.