José Leonardo Alves Leite, titular da Semtran em Vilhena / Foto: Extra de Rondônia

As novas regras para o uso de bicicletas elétricas e ciclomotores já está em vigor desde 3 de julho deste ano.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou resolução e o prazo para acertar a documentação dos ciclomotores vai até 31 de dezembro de 2025.

O uso de bicicletas elétricas aumentou no Brasil e em Vilhena não é diferente.

Em entrevista ao Extra de Rondônia, o secretário municipal de Trânsito (Semtran), José Leonardo Alves Leite, anunciou campanha educativa nas próximas semanas para apresentar as novas regras de trânsito aos vilhenenses que utilizam diariamente desse tipo de veículo

O titular da Semtran alerta que, de acordo com a regras, quem conduz a bicicleta elétrica foram dos padrões pode ser multado. “O trabalho de conscientização será um trabalho em conjunto com as autoridades policiais. Temos duas rodovias bem extensas no perímetro urbano e, nesses locais, são necessários levar informações quanto ao tema. Conforme as restrições, caso a pessoa não esteja adequada, por sim ser multada.”, analisa Leonardo, ao disponibilizar um quadro com as novas regras (leia abaixo).

Entre as irregularidades diárias constam bicicletas elétricas trafegando nas calçadas e contramão.

 

POTÊNCIA

A bicicleta elétrica tem até mil watts de potência do motor, que só é acionado quando o condutor pedalar o chamado pedal assistido – não tem acelerador. A velocidade máxima de fabricação não ultrapassa 32 km/h.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO