Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira, 16, moradores da cidade de Vilhena foram surpreendidos por um evento extraordinário, o avistamento de um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) em uma fazenda próxima a Lagoa Azul.

O vídeo foi gravado pela a atendente Elna Maria, quando voltava para a cidade. Apesar de ter parado para fazer a imagem, ela confessa que ficou temerosa. “Fui levar meu marido até a fazenda onde ele trabalha, onde vai pra lagoa azul, quando estava voltando encontrei ele (lobo-guará). Fiquei com medo, quase não abri a janela do carro pra filmar”, declarou.

O raro encontro com uma das espécies mais emblemáticas da fauna brasileira tem causado um alvoroço em nossa cidade e despertado o interesse de especialistas.

A reportagem do Extra de Rondônia entrveistou o biólogo Thiago Baldine, a respeito do flagrante. “O lobo-guará é conhecido por sua pelagem avermelhada e longas pernas, o que o torna facilmente distinguível de outros membros da família Canidae. Sua distribuição geográfica abrange principalmente o Cerrado brasileiro. Por conta do desmatamento sua presença nas proximidades de Vilhena é um evento raro e emocionante”, explica Baldine.

Biólogos e pesquisadores da região estão igualmente empolgados com o avistamento, uma vez que pode fornecer insights valiosos sobre o comportamento e o alcance da espécie. O lobo-guará é classificado como uma espécie ameaçada de extinção, e avistamentos como esse destacam a importância da conservação de seu habitat natural.

Cabe as autoridades locais tomarem medidas para garantir a segurança do lobo-guará e trabalhar para conscientizar a população sobre a importância da preservação da biodiversidade.

Espera-se que esse emocionante avistamento do lobo-guará próximo a Vilhena sirva como um lembrete da riqueza da fauna brasileira e da necessidade contínua de proteger as espécies ameaçadas em seu habitat natural.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO