Na tarde da última segunda-feira (23), a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) participou do movimento “Megaplantio de Mudas”, promovido pela Prefeitura de Porto Velho, na Avenida Santos Dumont, região do Espaço Alternativo.
A atividade foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) em parceria com a ONG Ecoporé.
A proposta foi mobilizar a população a plantar 31 mil mudas de 36 espécies nativas diferentes e também frutíferas em 30 minutos. Porém, de acordo com dados da prefeitura, foi atingido um total de 30.875 plantios. Para a parlamentar, a ação faz parte da busca por um mundo mais sustentável e de espaço para contato com a natureza.
“Um evento grandioso, com a participação de crianças, jovens e adultos. Estou agradecida, pois essas pessoas, um dia, quando essas árvores estiverem crescidas e floridas, vão poder dizer: ‘uma delas ou várias, eu plantei’. A população toda ficará tão orgulhosa, pois trará beleza e, por que não, sombras. Faça parte deste movimento”, disse Ieda Chaves.
Compromisso
Já o prefeito da capital, Hildon Chaves, fez referência ao espaço da nova Avenida, a Santos Dumont, com o desafio de plantação de árvores. “Pelo tanto de gente, de todas as idades, acredito que vamos quebrar este recorde. Porto Velho é uma capital amazônica que possui poucas árvores em sua região central, por exemplo. Espero que esta ação sirva de exemplo para que todos possam plantar uma árvore em frente a sua casa”, recomendou.
Guinness Book
Além de proporcionar uma maior área verde na capital, a ideia da prefeitura de Porto Velho é, com o mutirão, quebrar o recorde mundial de plantio de mudas de árvores da cidade de Itu (SP), que foi de 30.550 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em duas áreas predeterminadas, em um total de 11 hectares (cerca de 11 campos de futebol), o que foi feito em 45 minutos, em 2008.
Após os procedimentos necessários, Porto Velho apresentará a documentação necessária com o pedido de oficialização do recorde à sede do “Guinness Book” (“Livro dos Recordes”), na Inglaterra.