Depois de conseguir a Acreditação Nível 1 da ONA (Organização Nacional de Acreditação) no final do ano passado, se tornando a 5ª Santa Casa de São Paulo a conquistar a certificação, a Santa Casa de Chavantes continua o processo de investimento em procedimentos que comprovem cada vez mais a qualidade e segurança no atendimento aos pacientes.
Nesta terça-feira (20/2), a Santa Casa de Chavantes iniciou a tramitação da Acreditação Europeia da Agência de Calidad Sanitaria de Andalucia (ACSA). Este modelo de certificação é reconhecido internacionalmente pela ISQua e a Santa Casa de Chavantes é a primeira Santa Casa do Brasil a iniciar o processo. A unidade de saúde se junta a um seleto grupo de apenas 70 unidades de saúde participantes atualmente.
A instituição, em parceria com o IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde), demonstra o fortalecimento contínuo do rigor metodológico, da eficiência e da sustentabilidade nas avaliações de gestão da qualidade. Este passo em direção à Acreditação ACSA International reforça ainda mais o compromisso da Santa Casa de Chavantes em proporcionar padrões elevados de atendimento e segurança aos seus pacientes.
O presidente da Santa Casa de Chavantes, Anis Ghattás Mitri Filho, ressalta a importância de iniciar o processo para a conquista de mais uma certificação. “A obtenção da Acreditação Internacional ACSA será um marco para a nossa unidade de saúde em questão de segurança e eficiência dos serviços aos pacientes. Buscamos sempre elevar os padrões de qualidade e excelência na Santa Casa de Chavantes”, afirma.
Este reconhecimento internacional está alinhado com a visão da Santa Casa de Chavantes em ser um centro de referência em saúde, se destacando não apenas a nível municipal ou regional, mas também nacional.
Projeto de continuidade
Além da busca pela Acreditação ACSA International, a Santa Casa de Chavantes recebeu recentemente a Acreditação ONA nível 1, após uma avaliação rigorosa realizada pelo IBES durante o ano de 2023.
A qualificação é emitida para organizações de saúde que cumprem ou superem, em 70% ou mais, os padrões e requisitos de qualidade e segurança definidos pela Metodologia da ONA (Organização Nacional de Acreditação). São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.