Quanto você estaria disposto a pagar por cinco conselhos profissionais, emitidos por um conceituado e influente, inovador e bem-sucedido homem de negócios?
Ele tem 68 anos, é o sétimo homem mais rico do mundo, possui um patrimônio de US$ 120 bilhões e criou uma das maiores e mais valiosas empresas do mundo econômico (na área digital). Ingressou na faculdade, porém não a conclui; é um leitor insaciável de bons livros; saiu da faculdade para dar vida à Microsoft.
Em 2023 ele foi escolhido para ser o padrinho de um grupo de formandos de uma universidade norte-americana (Norte do Arizona). Aproveitou a oportunidade para oferecer aqueles jovens universitários, sonhadores e promissores, alguns poderosos e valiosos conselhos, os quais ele gostaria de ter recebido quando começou a trabalhar.
Bill Gates também gostaria ter recebido conselhos oportunos, úteis e brilhantes para sua carreira profissional, porém não foi agraciado. Isso só valoriza sua sabedoria, enriquece sua personalidade, e engrandece sua obra. Recomendo aos nossos empresários, administradores e gerentes que anotem e reflitam sobre estas posturas e ações profissionais:
1.-A vida não é uma peça de teatro de um ato só: O período de graduação envolve grande pressão, acerca das escolhas certas para a carreira. O que você fará amanhã, não precisa ser o que você vai fazer para sempre. Ou seja, o tempo à sua frente trará grandes oportunidades; 2.-Vocês nunca serão tão inteligentes a ponto de não ficarem confusos: Achei que sabia tudo o que precisava saber quando saí da faculdade. Mas o primeiro passo para aprender algo novo é abraçar o que você não sabe, em vez de focar no que você sabe. Entendo-o como um conselho fundamental! Respire, force-se e então encontre pessoas inteligentes para aprender; 3.-Envolvam-se com um trabalho que soluciona um problema importante: Quando vocês passam seus dias resolvendo um grande problema, isso os energiza para fazer seu melhor trabalho. Não seja dispersivo na escolha de suas prioridades pessoais; 4.-Não subestimem o poder da amizade: Selecionar bem suas amizades pessoais e profissionais é relevante. Invista nisso. Acredite nos amigos; 5.-Vocês não são preguiçosos se se permitirem uma folga: No inicio da carreira Gates valorizava o trabalho intenso; não acreditava nos fins de semana. Quando envelheceu, e se tornou pai, percebeu que a vida é mais do que trabalho. Faça uma pausa quando precisar; pegue leve, também, com as pessoas ao seu redor quando precisarem.
Conclusão: Praticamente tudo o que realizei foi porque busquei outras pessoas que sabiam mais (Gates). Não tenha medo de perguntar! Manter uma boa rede de contatos é imprescindível na vida profissional.
Vivemos numa época onde as pessoas possuem ou não conteúdo profissional. Não há meio termo. Urge, pois, auto avaliar-se constantemente e tomar decisões apropriadas; trabalhar com fé em Deus e ética; aproveitar intensamente o dia de hoje. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.