Mais uma vez, a Escola Monteiro Lobato, no distrito de Novo Paraíso, em São Felipe, destaca-se pelas suas metodologias ativas.
Desta vez, no mês em que se comemora o Dia dos Indígenas, foi promovido um importante debate sobre “cultura, território e riquezas naturais da terra indígena”. Na oportunidade, o cacique Benedito e sua família da etnia Kwazá, localizada no município de Parecis, foram convidados para compartilhar suas vivências com a comunidade escolar.
Tais ações são importantes, pois proporcionam aos estudantes um conhecimento direto da cultura local, valorizando e respeitando os povos originários, além de promover uma troca mútua de conhecimentos. Uma educação significativa e um ensino pautado no respeito e na valorização são possíveis com essas ações.
Dessa forma, fica evidente que a diretora Gleice Vânia Cusinato Santos, juntamente com toda a sua equipe, acredita numa educação transformadora e em um ensino significativo, que transcende a sala de aula. Parafraseando Rubens Alves, “a escola é o espaço onde se deve ensinar a pensar e criar nos estudantes a curiosidade”.
>>>Vídeo abaixo: