Não se fala em outra coisa a não ser no nome deste jogador brasileiro de 17 anos que é tido como a grande promessa da seleção para a Copa América. E também para os gramados europeus!
Quem seria ele? É a pergunta que se impõe, certo? Então pode-se afirmar aqui que o nome do menino é Endrick! Sim! O atacante revelado no Palmeiras já está de malas prontas para estrear no futebol europeu, mais precisamente no time do Real Madrid (atual campeão da Champions League) ao lado de estrelas brasileiras já consagradas como Viny e Rodrygo.
Quem é Endrick?
Muito se fala sobre ele, mas como surgiu no cenário atual do futebol brasileiro? O menino Endrick Moreira nasceu no Distrito Federal e sempre teve o sonho de se destacar no futebol como atacante. Logo de início, já despertava o interesse por clubes brasileiros, pois seu pai era seu maior incentivador e gostava de postar seus vídeos em canais de transmissão na internet.
Assim, o Brasil começava a ver surgir um talento e tanto, algo próximo a Romário e Ronaldo. Um verdadeiro fenômeno era apontado por muitos. Chegou ao Palmeiras para realizar testes ainda nas categorias de base do time. Foram 165 gols em 169 jogos, somando quase um por jogo. Algo incrível estava para acontecer na vida do menino.
Com 15 anos, entrou para a categoria júnior e venceu seu primeiro torneio, marcando 5 gols em 5 jogos com a camisa alviverde. Recebeu os prêmios de revelação, melhor jogador e mais belo gol. Sua estrela começava a brilhar então. Assinou seu primeiro contrato quando fez 16 anos e como profissional, estreou em 2022. Foi considerado na época o jogador mais jovem a atuar como profissional pela equipe do Palmeiras, além de ter sido o mais jovem brasileiro a marcar um gol como atleta do time principal.
Foram diversos recordes e gols marcados até chegar ao time profissional, que o fez se destacar e chamar a atenção dos dirigentes brasileiros para se unir a seleção. Ganhou com o Palmeiras, no ano passado, o título de campeão brasileiro, e ali sabia que sua carreira iria deslanchar de vez. Ganhou todas as categorias com o Palmeiras (indo do sub 11 até o profissional).
E isso fez com que os olhos do mundo se voltassem para o menino e seu talento em campo. Jogou sua última partida pelo Palmeiras em maio recente, quando fez as malas e partiu para o Real Madrid. E como foi feita esta transação? Ainda em 2022, os dois times acordaram sobre a transferência de Endrick para o Real Madrid no meio do ano de 2024, mas não se noticiou nada a respeito dos valores exorbitantes (certamente) dessa transferência.
Ainda em 2022, foi convocado para compor a base da seleção sub 17 e ano passado, já integrou o time da seleção sub 23 (para os preparatórios das próximas Olimpíadas). E no fim do mesmo ano, integrou a seleção principal com Fernando Diniz no comando interino, para os confrontos da equipe brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Estreou então e logo já foi recebido com festa dentro e fora de campo!
Marcou seu primeiro gol em um amistoso contra a Inglaterra neste ano, colocando-o como o quarto atleta mais jovem a marcar com a camisa brasileira.
O que dizem sobre Endrick
O futebol brasileiro pode ser visto hoje como colocado em outro patamar depois da descoberta do menino Endrick. Com somente 17 anos, é inegável a referência que temos com Pelé (craque maior de todos os tempos).
O novo atacante do time madrilenho já possui estrela própria e tem vários projetos engajados não apenas no Brasil, como também na Europa, e sua gestão empresarial parece querer mostrar serviço.
Isso nunca foi forçado na vida de Endrick, vemos que se deu de forma bastante natural. As coisas foram acontecendo, ele foi se destacando nas quatro linhas e oportunidades nunca deixaram de surgir. Com ótimo amparo fora de campo (empresários e gestores que comandam sua carreira), Endrick tem tudo para brilhar e se destacar na Europa.
A empresa Roc Nation é responsável por gerir os próximos passos do menino estrela, e seus agentes já vêm preparando os compromissos que o atleta terá já na sua chegada ao Real Madrid. E por ser ainda muito jovem no meio de tantas feras do futebol, um trabalho de base é determinante para fazer com que ele possa se desenvolver e criar desenvoltura mesmo para dar entrevistas e se portar em campo.
Até mesmo o posicionamento para as câmeras vem sendo minuciosamente estudado por todos os que o cercam e influenciam de certo modo. A concentração e disposição do atleta são realmente grandes, pois nesta faixa etária, eles de fato querem mostrar ao que vieram!
E com exemplos de ponta que compõem a equipe do Real, não será nada difícil para o menino do Distrito Federal.