O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO) informou que começa nesta terça-feira, 15, o cadastramento de pessoas que desejam votar nas eleições para presidente da República, mas estarão fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito.
A legislação eleitoral assegura aos eleitores em trânsito no território nacional o direito ao voto mediante cadastramento prévio do interessado.
Caso o eleitor já saiba de antemão que estará fora do município onde vota no dia da eleição (5 de outubro), deverá comparecer a um cartório eleitoral para habilitar-se ao voto em trânsito. O cadastro, no entanto, permite votar apenas para o cargo de presidente da República.
É necessário levar um documento de identificação oficial com foto, para efetivar seu cadastro. A data limite do cadastramento é 21 de agosto.
O eleitor deverá informar no ato do cadastramento o município onde pretende exercer o voto e deve estar com sua inscrição em situação regular na Justiça Eleitoral.
As seções especiais para voto em trânsito funcionarão em todas as capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores. Em Porto Velho, único município no Estado de Rondônia em que funcionará esse tipo de votação, as respectivas seções serão instaladas na Escola Classe A, localizada na região central.
Texto: Assessoria
Foto: Divulgação