Em busca da ampliação da atenção ao atendimento à saúde, a Prefeitura de Vilhena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), firmou um convênio com o SEST/SENAT para expandir os serviços de fisioterapia oferecidos à população.
Este investimento de mais de R$ 425 mil foi viabilizado pelo prefeito Flori Cordeiro, que prontamente atendeu as solicitações do promotor de justiça, João Paulo, do Ministério Público, que sempre atuou em prol da saúde do município de Vilhena.
A partir de agora, os pacientes de fisioterapia cadastrados no Centro Especializado em Reabilitação Dr. Nazareno João da Silva (CER) terão à disposição mais uma opção de local para tratamento. Eles serão encaminhados para realizar suas sessões com profissionais qualificados da área. Atualmente, estima-se que cerca de 12 mil pacientes busquem atendimento no Centro Especializado em Reabilitação.
Com esta parceria, o município de Vilhena consegue reduzir o tempo de espera dos pacientes que aguardam tratamento de fisioterapia. Iniciativas como essa são fundamentais para o bem-estar de pessoas como a senhora Ivanir da Silva, que esperou sete meses por atendimento. “Trabalhei muitos anos como zeladora, mas adoeci com problemas na coluna cervical e lombar, até que precisei parar de trabalhar. O médico me encaminhou para a fisioterapia pelo SUS, e esperei esses meses até conseguir ser atendida. Fui encaminhada para cá e fiquei muito alegre, pois os profissionais são excelentes e nos atendem muito bem”, relatou.
A paciente Janete Gonçalves, que necessita de fisioterapia constante, também celebrou a parceria. “Não posso me afastar da fisioterapia e estava há alguns meses na lista de espera. Fui chamada devido à parceria com a prefeitura. Se essa parceria continuar, será muito bom para nós que dependemos do SUS”, destacou.
Normalmente, os atendimentos de fisioterapia do CER são voltados para pessoas com deficiências, como pacientes com lesão medular, traumatismo cranioencefálico (TCE), pós-cirúrgicos, pacientes politraumatizados, doenças neurológicas crônicas como esclerose múltipla (EM), esclerose lateral amiotrófica (ELA), Doença de Parkinson (DP) e acidente vascular encefálico (AVC), entre outras. Entretanto, a Secretaria de Saúde identificou uma grande demanda de pacientes com dores de caráter ortopédico, as chamadas dores crônicas, e por isso, firmou este convênio com o Sest Senat para oferecer um serviço especializado nesses atendimentos.
Além disso, outras áreas profissionais do CER, como psicologia e fonoaudiologia, também precisam de auxílio devido à altíssima demanda por atendimentos. Pacientes que necessitam desses serviços incluem aqueles com Transtorno do Espectro Autista, atrasos na linguagem, transtornos do desenvolvimento, paralisia cerebral, entre outros. A área técnica da Secretaria Municipal de Saúde já está desenvolvendo projetos para atender essas especialidades de fonoaudiologia e psicologia.