Balneário Camboriú foi o palco, neste final de semana, de um encontro que reuniu alguns dos mais importantes nomes da direita política nacional e internacional.
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Argentina, Javier Milei, foram os destaques do evento, que é considerado o maior encontro conservador do mundo.
Os dois líderes participaram do CPAC Brasil (Conservative Political Action Conference), evento que, em sua quinta edição realizada no Expocentro-SC, atraiu mais de 5 mil pessoas presencialmente e foi transmitido virtualmente para um público ainda maior. A conferência, que teve sua origem nos Estados Unidos em 1974, é conhecida por reunir figuras proeminentes do conservadorismo, como os ex-presidentes Ronald Reagan, George W. Bush e Donald Trump.
O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL/RO) relatou momentos de descontração ao lado de Bolsonaro durante o evento. “O encontro com o presidente Bolsonaro sempre nos renova. Entre um café e outro nas pausas do CPAC Brasil, acompanhei o presidente num lanche na rua. Muita conversa e descontração. Ele é gente como a gente”, afirmou Chrisóstomo.
Bolsonaro não se restringiu apenas às atividades do CPAC e realizou várias visitas pela cidade. “No sábado, paramos em uma padaria com Bolsonaro. Eu estava lá, ao lado do nosso líder novamente. Vê-lo afirmar que em Rondônia tem deputado de direita, bolsonarista, que anda de fato com Bolsonaro é extremamente satisfatório”, destacou o deputado.
O CPAC Brasil foi trazido ao país em 2019 por uma iniciativa do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL/SP), filho do ex-presidente. A organização do evento permite a participação apenas de membros do Instituto Conservador-Liberal.
O evento em Balneário Camboriú reafirmou o papel do CPAC como uma plataforma significativa para a discussão e promoção de ideais conservadores no Brasil, alinhando-se com a tradição do evento nos Estados Unidos.