Escolhida pelos convencionais do Republicanos na convenção do partido em Vilhena, realizada na noite do último dia 20, a educadora com mais de vinte anos de carreira na Educação municipal Amanda Areval se tornou neste fim de semana uma das primeiras pré-candidatas do município oficialmente aprovada por um partido para concorrer nas eleições deste ano.
De acordo com a Justiça Eleitoral, até esta segunda-feira, apenas 310 pedidos de candidatura de vereadores tinham sido feitos em todo o país. Serão mais de 24 mil, no total. Um desses é o de Amanda Areval, que forma, junto de outros 13 candidatos, a única nominata de Vilhena que já enviou seus pedidos de registro de candidatura. Com o ajuda do deputado federal Thiago Flores e do prefeito Flori Junior, ambos delegados, que garantiram “incondicional” apoio ao que consideraram “a melhor nominata de Vilhena”, a educadora já divulgou sua trajetória e seus primeiros compromissos com a comunidade escolar.
“Quando estive à frente da Secretaria Municipal de Educação, retomando as aulas e o trabalho presencial, pude observar todos os locais onde poderia haver políticas públicas sérias, responsáveis e éticas. Independente dos projetos pontuais, meu primeiro e maior compromisso é estar junto dos profissionais, para promovermos uma Educação justa, de qualidade e para todas as crianças no município”, garante Amanda.
Em vídeo publicado em suas redes sociais, tendo à mesa projetos de lei já escritos, a educadora ressalta como importante ação revisar o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração da Educação, buscando maneiras legais de efetivar sua aplicação integral aos professores e profissionais em geral. Também destaca iniciativas para melhorar a infraestrutura das escolas, apoio psicológico à comunidade escolar, projetos de fortalecimento do aprendizado, ampliação da educação inclusiva, além de projetos no contraturno e busca de recursos e parcerias para construção de mais escolas.
QUEM É AMANDA – Há 41 anos em Vilhena, Amanda foi inspirada pelas histórias de seu pai, José Cândido Espíndola, o “Candinho”, que foi professor no interior do Rio Grande do Sul. “Cresci com o desejo de ser uma educadora como a descrita por Rubem Alves: ‘fundadora de mundos e mediadora de esperanças’”, diz.
Com essa motivação, Amanda seguiu carreira no magistério e na pedagogia. Aos 19 anos, começou a dar aulas na Escola Tico e Teco, e, posteriormente, no Colégio Objetivo. Em 2004, foi aprovada em um concurso para professora da rede municipal de ensino de Vilhena, iniciando sua jornada na Escola Municipal de Ensino Infantil Mário Grasso, onde desenvolveu uma forte ligação com a comunidade escolar.
Ao longo dos anos, Amanda assumiu diversas funções na Secretaria Municipal de Educação (Semed), incluindo a gerência de educação ambiental e a tutoria de formação continuada dos professores. Em 2018, após concluir o mestrado em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), voltou à Semed como gerente de Ensino Fundamental e, em 2021, assumiu a coordenação do departamento pedagógico e, posteriormente, o maior posto da Educação vilhenense, a cadeira de titular da Secretaria Municipal de Educação.
Durante sua gestão, Amanda focou em políticas públicas educacionais que melhoraram a estrutura de trabalho e valorizaram os servidores, com ações responsáveis e humanizadas. Além de sua carreira profissional, Amanda tem a família como parte fundamental de sua vida. Casada com Raimison Areval desde 2000, eles têm quatro filhos que os inspiram a buscar um mundo melhor. “A família que constituí junto ao meu companheiro de vida é a base que me sustenta e me faz querer ser uma pessoa melhor todos os dias”, afirma.
>>>>>>>>>>Clique na imagem para ampliar>>>>>>>>>>