O Brasil vem sendo, a nível mundial, nos últimos tempos, um dos maiores exportadores de produtos oriundos do agronegócio. Estas exportações têm crescido anualmente e se diversificado, tanto na pauta de produtos quanto nos mercados importadores.
As perspectivas são saudáveis, promissoras e sólidas, mesmo com pequenas e sazonais reduções de preço (commodities), porque a população mundial não para de crescer e porque os produtores locais são competitivos.
Mas não é só isso que o país exporta. Nesta semana foi assinado em Londres, um contrato de exportação de nove aviões militares de transporte de cargas (KC 390 da Embraer), para Países Baixos e Áustria, no montante aproximado de 1,5 bilhões de euros. Foi o maior contrato de exportação já realizado por uma empresa brasileira! Qual a razão disso? Como explicar esse fato?
1.-É porque há alguns anos a Força Aérea Brasileira (FAB) decidiu contratar a Embraer para projetar e desenvolver uma aeronave moderna e avançada, inovadora e eficaz. O KC 390 é o resultado dessa união de interesses;
2.-Devido ao seu desempenho excepcional e versatilidade comprovada, fez dele a principal aeronave de mobilidade aérea do mundo, na sua categoria. O KC 390 é uma aeronave de transporte tático militar multimissão de excelência;
3.-Sua plataforma alia alta produtividade, flexibilidade e baixos custos operacionais, a qual tornou-o uma combinação imbatível no mercado aeronáutico. Ele transporta mais carga, é mais veloz, vai mais longe e é mais econômico;
4.-Aeronave moderna, de ótimo desempenho, tem comprovado sua capacidade e confiabilidade (mais de 10.000 horas de voo, em 6 unidades), ótimo desempenho, plataforma multimissão. Sua excelência tem atraído o interesse de diversas nações e forças armadas, em todo o mundo; e
5.-Na atualidade, ela não tem nenhum concorrente direto. Seu rival mais próximo é um avião norte-americano de 50 anos atrás e que, portanto, está totalmente defasado. Deve ser dito que há hoje uma demanda mundial, com o fim da vida útil de centenas de unidades no planeta. Aquele produto, que era uma necessidade específica do país, transformou-se rapidamente num produto de interesse global.
Concluindo: Deve ser ressaltada a visão da FAB e a competência da Embraer em desenvolver um projeto altamente promissor. Convido os amigos empresários, investidores e administradores de empresas, numa atitude de humildade e reconhecimento, a extrair lições oportunas e úteis.
É preciso deixar de lado a crise; as preocupações políticas e as ansiedades econômicas; abrir os olhos para novos e mais elevados objetivos. É preciso compreender que todos os problemas empresariais têm solução; é preciso trabalho árduo e perseverante. Urge ser competente; urge ter conteúdo profissional; urge ter coragem e iniciativas; urge crer em Deus e avançar com trabalho e fé. Eu creio nisso e quanto a você? Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.