O titular da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) Marcos Zola e o adjunto da pasta, Ronio Aires Candido percorreram na manhã desta quinta-feira, 24, a Avenida Major Amarante em seus pontos de maior movimento de pedestres. O objetivo era avaliar e planejar a construção das novas faixas de pedestres que já estão sendo instaladas na cidade (a primeira delas foi próximo ao cruzamento entre Major Amarante que a Rua Quintino Cunha, bem em frente ao Banco Bradesco).
Segundo Zola, o objetivo inicial é instalar as faixas em frente aos principais bancos da cidade, localizados no Centro, pois de acordo com as pesquisas feitas pela pasta, são nas redondezas das agências bancárias que estão concentrados o maior número de pedestres. O secretário de trânsito contou, ainda, que as novas faixas irão contar com acessibilidade para cadeirantes (que nunca teve) e “cortarão” o canteiro central da Avenida Major Amarante. “Não adianta dar acesso fácil nas entradas das calçadas sem que haja uma travessia da avenida pensada para os portadores de necessidades especiais”, explica Marcos Zola.
As novas faixas também serão implantadas mais distantes dos cruzamentos, diferente das já existentes, pois mantendo-as longe evitam congestionamento dos veículos que acabam trancando passagens de outros. Marcos Zola contou, ainda, que depois de finalizar as faixas de pedestres onde há maior movimentação de pessoas, a Semtran irá iniciar o mesmo trabalho nas outras faixas espalhadas pelo município.
Fonte: Extra de Rondônia
Texto: Da Redação
Foto: Extra de Rondônia