Em entrevista à rádio Planalto, na tarde desta terça-feira, 2, o Secretario Municipal de Saúde (Semus), Vivaldo Carneiro, abordou diversos assuntos que estão fortalecendo a saúde pública em Vilhena.
O primeiro assunto foi sobre a importante notícia para o município anunciada no dia 26 e agosto pelos ministérios de Educação e Saúde, quando publicaram nota técnica emitindo parecer da Comissão avaliadora que conheceu in loco o serviço de saúde para verificar se Vilhena está apta a receber o curso de medicina.
Vivaldo reforçou durante a entrevista que o primeiro passo foi cadastrar o Município no cenário nacional diante do MEC. Nessa primeira etapa, Vilhena concorreu com 49 municípios do país e foi a única da região norte. “Passamos por três processos de avaliações, sendo o último a visita de três médicos do MEC. Eles conheceram toda Rede de Atenção Básica de Saúde e Unidade Hospitalar do nosso município. Estamos aguardando a próxima etapa que é a divulgação em Diário Oficial e posteriormente o edital que definirá o nome da faculdade que se instalará em nosso município”, detalhou o titular da Semus.
Vivaldo salientou que essa conquista deve-se ao esforço e empenho, em primeiro lugar, do prefeito Zé Rover e de toda equipe técnica da saúde. “O nosso prefeito sempre levantou a bandeira da saúde, principalmente se empenhou em buscar melhorias em todos os setores. Temos outras conquistas além do curso de medicina, como a habilitação do serviço de residência médica e a habilitação do serviço de doação de órgão no Hospital Regional (HR) de Vilhena”, destacou o secretário.
Durante a entrevista, o apresentador do Programa “Vale Tudo” questionou o secretário de Saúde em relação aos exames laboratoriais sobre a demanda produzida no município. Vivaldo explicou que mesmo com fechamento da Associação Marcos Donadon, o município absorveu toda demanda dos exames que existia, tendo o apoio de três novos pontos de coleta: um na Unidade Básica de Saúde do Cristo Rei, outro ponto no Leonardo e na Policlínica João Luiz. “Compramos equipamentos de ponta para equipar o laboratório dentro do HR, e também aumentamos a equipe do laboratório. Mediante a esses fatos, o prefeito achou viável que construíssemos nosso próprio laboratório com recurso 100% do município. Em poucos meses a obra será inaugurada”, finalizou.
Texto: Assessoria
Foto: Extra de Rondônia/Semcom