ALUNOS-2Após reclamações de alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus de Colorado do Oeste, divulgados no Extra de Rondônia na última quarta-feira, 3, a assessoria do campus enviou ao site a sua versão dos fatos.

Os gestores da entidade educativa informaram, entre uma série de benefícios aos alunos, que há um estudo de viabilidade para realizar a reforma e ampliação da área de convivência, que deve atender estudantes, docentes e servidores da instituição.

Com relação ao comportamento dos alunos, que usam os corredores para descansar devido a falta de um espaço adequado dentro da instituição, o diretor geral do campus, Carlos Henrique dos Santos, esclareceu que a permanência dos alunos nos corredores é uma prática comum e que “eles nunca foram impedidos de frequentar um salão”.

 

>> LEIA, ABAIXO, A NOTA NA ÍNTEGRA:

 

CÂMPUS COLORADO DO OESTE TEM PREVISÃO DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DE INSTALAÇÕES

 

O Campus Colorado do Oeste do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia está com projetos e estudos de viabilidade encaminhados para realizar a reforma e ampliação da área de convivência, que deve atender a estudantes, docentes e servidores da instituição.

O Campus conta hoje com 27 salas para atender aos 1800 alunos matriculados na instituição, centro de convenções com auditório que possui capacidade para 500 lugares, dois mini auditórios para 100 usuários cada, além de três salas multiusos, uma copa, quatro salas para camarins, um salão amplo para exposições e banheiros masculinos e femininos.

De acordo com o Diretor de Engenharia do IFRO, Luiz Gustavo Vargas, a reforma envolve mudanças em uma área de 470 metros quadrados, incluindo uma bateria de banheiros femininos e masculinos, área de cantina e depósitos. “Os projetos que já estão prontos visam melhorias na área de convivência e incluem também a ampliação e reformas de alguns laboratórios já existentes no câmpus”, enfatiza.

Vargas explica, no entanto, que tais ações demandam processo licitatório e não podem ser feitas de imediato. “Para executar estes projetos será feita licitação e encaminhamento de acordo com a disponibilidade de recursos financeiros”.

Diante da solicitação dos estudantes, o Diretor Geral do Campus Colorado, Carlos Henrique dos Santos, explica que a instituição já oferece uma boa estrutura de banheiros e vestiários, que serão reformados. “Todos os prédios tem banheiros, com exceção de duas salas de aulas, em que os banheiros ficam a apenas 50 metros de distância. Temos dois vestiários para os alunos semi residentes, sendo um masculino e o outro feminino. Estamos disponibilizando mais dois para os cursos superiores, que não foram liberados anteriormente por que a empresa não havia entregue os armários, mas logo que montarem os mesmos estaremos disponibilizando para uso dos estudantes”, completa.

A permanência dos alunos nos corredores no horário de 11 às 13h é uma prática comum, uma vez que estão no intervalo das aulas e em horário de almoço. “Sempre encontramos os alunos nos corredores. Eles nunca foram impedidos de frequentar um salão que fica aberto durante o dia e que é bastante arejado. Podem também ir a biblioteca ou utilizar a sala de TV, ambos espaços agradáveis e com ar condicionado. Não podemos deixar as salas de aula abertas, pois possuem equipamentos de alto valor, como data show e computadores, evitando assim que ocorra algum dano. Os tatames são para uso durante as aulas e não devem ser usados para outros fins”, enfatiza Carlos Henrique.

Na parte de laboratórios, o Campus atende aos alunos com um laboratório de Matemática; um de Física; um de Biologia; um de Química; dois laboratórios de Informática; um de Solos; um de Produção Vegetal I (Olericultura); um de Produção Vegetal III (Fruticultura); um de Produção Animal I (animais de pequeno porte); um de Produção Animal II (animais de porte médio); um de Produção Animal III (animal de grande porte); um para Microbiologia; um para Processamento de Leite e Vegetais; um de Processamento de Carnes; além de uma Fábrica de Ração, e um Abatedouro de Aves.

Os estudantes do Campus Colorado também são beneficiados com um Centro Médico, que hoje conta com sala de emergência, consultório médico, enfermaria, atendimento social, atendimento de psicologia educacional. “Temos um convênio com a Secretaria de Saúde do Município e ofertamos atendimento médico aos nossos discentes e servidores de segunda a quinta-feira, em média 30 atendimentos médicos diários”, completa Carlos Henrique.

ifro 1

>>> LEIA MAIS A RESPEITO DO ASSUNTO NO LINK ABAIXO:

http://www.extraderondonia.com.br/2014/09/03/por-falta-de-estrutura-alunos-reclamam-e-descansam-em-corredores-do-ifro/

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Divulgação

sicoob