comida_preso_1Um grupo de mais de 30 apenados dos presídios José Mario Alves, o “Urso Branco”, Edvan Mariano Rosendo, o “Urso Panda”, e Colônia Penal Ênio Pinheiro iniciaram nas últimas 24 horas uma greve de fome na intenção de chamar atenção do poder público devido a algumas irregularidades que estão ocorrendo nos complexos penitenciários.

A pauta de reivindicação aponta 11 critérios que segundo os detentos estão deixando de serem adotados pela direção dos presídios e até mesmo pela Justiça.

Segundo os detentos o movimento é pacífico e vai durar até que uma solução positiva seja tomada pela direção dos presídios ou pelas autoridades judiciais competentes, confira a pauta dos presos.

1: Devolver o nosso direito a folhas de ponto

2: Volta ao normal do Projeto Ressoar ou seja atendimento de frente com o juiz.

3: Os cursos voltarem a normalidade, tirar do papel e pôr em pratica para a ressocialização dos apenados.

4: Voltar a nossa visita ao normal, ou seja, quem tem visita intima receber normal a sua visita na última visita do mês

5: Tratamento mais digno com nossas visitas, principalmente nas intimas com relação as instalações elétricas, hidráulicas e os forros dos colchões, e também regularizar o tempo de permanência dos casais nos apartamentos no mínimo de 1 hora.

6: Mais fiscalização na qualidade da alimentação. Já chegou a vir três dias a comida azeda.

7: Acabar com o abuso de poder, com os espancamentos por parte dos agentes pois existe Lei para punir quem infringi-las.

8: Assistência Jurídica. A Defensoria Pública daqui só imprime cálculo de pena atrasado muitos com benefícios vencidos há meses e muitos outros com direito de transferência para o Ênio Pinheiro, Vale do Guaporé e etc. e não é feita.

9: Assistência médica mais humanitária, atendimento odontológico mais eficiente porque aqui só se fala em extrair o dente, isso quando o apenado consegue uma consulta. Falta muito remédio para suprir as necessidades da massa carcerária.

10: O Panda tem um pacto de paz desde quando essa unidade prisional foi inaugurada no qual a prioridade é zelar pela vida dos irmãos que aqui se encontram recolhidos e há 8 anos atrás tiraram nossa visita de dentro da cadeia, alegando que a visita dentro das celas oferecia risco de vida para nossas visitas. Já se passaram 8 anos e a cadeia continua na paz, então nós estamos como crédito para reivindicar a volta das nossas visitas voltarem a ser dentro da cadeia e acabar com o mal estar, da falta de espaço e falta de higiene, que nossas visitas se submetem semanalmente. Nós só queremos o melhor para nossas visitas.

11: Assistência religiosa. A igreja precisa de um espaço para realização dos seus cultos fora da quadra umas das salas de aula poderia funcionar como igreja.

Fonte: Rondoniaovivo

 

sicoob