O prefeito Zé Rover comemorou com grande entusiasmo a divulgação, feita pelo Ministério da Educação (MEC), da lista de municípios pré-selecionados para a implantação de cursos de graduação em Medicina por instituições particulares de Educação Superior.
A lista tem 49 cidades, incluindo Vilhena, a única da Região Norte. “Há muito vendo falando que a implantação desse curso em nosso município é uma de nossas metas, como meio de melhorar a qualidade na Educação e ofertar mais vagas no ensino superior”, afirmou, ao explicar todo o caminho percorrido até essa pré-seleção. Rover explicou que tudo começou no início do ano, quando o município enviou ao MEC a solicitação para a implantação de Medicina.
Por diversas vezes o prefeito esteve em Brasília, buscando informações sobre as possibilidades de se ter o curso em Vilhena. Ao ser aberto o edital de pré-seleção, o município não perdeu tempo e se inscreveu como interessado.
Na primeira etapa, a cidade apresentou uma análise da relevância e necessidade social da oferta do Curso de Medicina, onde preencheu os requisitos: ter mais de 70 mil habitantes, não possuir a oferta do curso no território e não ser capital.
Na etapa II, o município cumpriu outras exigências que se referiam à capacidade instalada, ou seja, o número de leitos hospitalares do SUS, equipes de Saúde da Família, existência de CAPS e de Hospital próprio, entre outras.
O prefeito explicou que a próxima etapa é a visita in loco, que será realizada pela comissão de especialistas para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes no município, conforme o projeto de melhorias apresentado na pré-seleção.
Texto: Assessoria
Foto: Extra de Rondônia