O presidente da Associação dos Piscicultores de Colorado do Oeste (AQUICOL) Pedro Seixas visitou a redação do Extra de Rondônia para informar uma novidade interessante aos camponeses que trabalham com criação de peixes no Cone Sul.
Segundo ele o Governo do Estado de Rondônia confirmou a construção de um entreposto de peixes com sede no município de Colorado do Oeste. O projeto será comandado pela AQUICOL, porém irá beneficiar todos os piscicultores da região.
De acordo com Pedro Seixas a base contará com câmaras de estocagem para peixes e gelo, além de uma despoupadeira (máquina utilizada para retirar espinhas dos animais, para em seguida produzir a poupa) além de uma câmara fria específica para a estocagem da produção.
O presidente da AQUICOL explica que o gelo é o principal insumo para o desenvolvimento da atividade, uma vez que ele é utilizado em várias fases da produção. “O que antes era trazido de fora, teremos produção local, e todos irão ganhar com isso”, enfatizou.
O produtor contou, ainda, que o entreposto pode alavancar a produção regional, uma vez que o piscicultor terá condições de estocar o peixe, produzir mais e aumentar a oferta de seus produtos. Atualmente, apenas na região de Colorado do Oeste, segundo dados da EMATER, há 250 hectares de lâmina d´água e cada um produz, em média, oito mil quilos de peixes ao ano.
A expectativa dos piscicultores é dobrar esse número com a implantação do entreposto. “Estados do nordeste do país já demonstraram interesse em comprar a nossa produção, bem como o Paraná. Por não conseguirmos atender a demanda, acabamos abrindo mão das vendas”, relata Pedro Seixas.
Ainda segundo ele, o produtor tende a ganhar com o entreposto na hora da venda, pois com mais toneladas em estoque consegue aumentar o seu poder de barganha na hora da negociação. “Todo mundo só irá ganhar com esse projeto”, relatou o produtor.
A proposta de instalação de um entreposto no Cone Sul de Rondônia partiu do governador Confúcio Moura (PMDB). A proposta é uma extensão do projeto “Águas Produtivas”, que visa fortalecer a piscicultura em todo o estado. Confúcio pediu para que a AQUICOL, bem como agentes da EMATER do município de Colorado estabelecem alguns critérios para o desenvolvimento do projeto, o que já foi feito.
O Governo do Estado fez sua parte, e os beneficiados também. “Estamos agora esperando a contrapartida da prefeitura, que se comprometeu em doar um terreno onde será construído o entreposto”, contou Pedro Seixas. As obras devem começar ainda no primeiro semestre deste ano, segundo as previsões dos envolvidos no projeto.
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia