O circo é uma expressão artística, parte da cultura popular, que visa à diversão e o entretenimento dos espectadores. Para homenagear essa arte foi lançado na noite desta sexta-feira, 26, na Escola Municipal Angelo Mariano Donadon, em Vilhena, o livro “Um mundo em três histórias”.
Produzido por alunos da escola o livro é resultado do projeto “Circo: um espetáculo que mobiliza plateias e constrói saberes”. De acordo com a idealizadora do projeto pedagoga Lucimar Rodrigues, o livro foi escrito e ilustrado por 96 estudantes da escola.
Sobre o projeto Lucimar explicou que ele iniciou em 2011 e já foram realizadas várias atividades, como a produção de poesias e também de cordéis. “O livro é o resultado do trabalho realizado em 2014, mas esse o ano o projeto deve continuar”, informou Lucimar.
De acordo com a professora Adriana Silva da Costa, os alunos se divertiram muito durante a produção do livro. “Trabalhamos o processo de alfabetização de maneira lúdica através das atividades voltadas para o universo circense com muita cor, muita alegria, muita vida, tudo de forma divertida”, disse Adriana.
O lançamento contou com a presença de pais, alunos e convidados. Durante o lançamento aconteceram várias apresentações, entre ela de palhaços e musicais. De acordo com Adriana, foram impressas 300 copias do livro que serão distribuídas nas escolas e bibliotecas da cidade gratuitamente.
A aluna Isabelly Oliver, de 11anos, que participou da produção do livro falou que estava orgulhosa de fazer parte do projeto. “Gosto muito de circo e poder escrever um livro que fale desse universo foi maravilhoso”, contou Isabelly.
O secretário municipal de Educação, José Carlos Arrigo ressaltou a importância do projeto na aprendizagem dos alunos. “Projetos como este fazem a diferença, pois além de todo o conteúdo dos 200 dias letivos, o aluno precisa ser estimulado com atividades inovadoras para que o processo ensino-aprendizagem seja mais prazeroso”, opinou Arrigo.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia