O fortalecimento de áreas de instabilidade sobre o estado de Rondônia entre a madrugada e a manhã deste sábado (02) resultou na ocorrência de chuva volumosa em grande parte dos municípios.
O satélite Geostationary Operational Environmental Satellite (GOES) mostrou ainda pela manhã, topos de nuvens carregadas, principalmente entre Cacoal, Ji-Paraná e Rolim de Moura.
Como maio já é considerado um mês com drástica redução do índice pluviométrico, com o início do período da estação da seca, ou localmente conhecido como “verão amazônico”, a chuva que caiu em poucas horas aproximou-se da média climatológica (1961-1990) em várias localidades, que varia entre 50 e 70 milímetros, aproximadamente.
Estações meteorológicas automáticas operadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acumularam nas últimas 24 horas e até às 12 horas (Brasília), precipitação de 65,4 mm em Cacoal, 44,6 mm em Ariquemes, 44 mm em Porto Velho e 40,4 mm em Vilhena. Nestas cidades, ruas, avenidas e algumas linhas (estradas vicinais) tiveram enxurradas ou alagamentos momentâneos.
Texto: De olho no tempo
Foto: Divulgação