Senador Jaime Bagattoli (PL)/Foto: Divulgação

A concessão da hidrovia do rio Madeira começou a ser debatida, nesta terça-feira (10), durante uma audiência pública na Comissão de Infraestrutura (CAE).

O trecho de mais de 1 mil km, compreendido entre Porto Velho e a foz do rio Amazonas é considerado uma das maiores rotas de escoamento de produtos do Brasil.

Para o senador Jaime Bagattoli (PL), integrante da Frente Parlamentar de Agropecuária (FPA), é inegável a urgência de se desenvolver a navegação no interior do país, mas alertou para o risco de reajuste na tarifa projetada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

“Quem paga esse custo é o cara que está plantando temos que ter responsabilidade com quem produz. Todo custo que tiver de logística, quem paga é só o produtor. Se a tarifa realmente funcionar com R$ 0,80, seria um valor baixíssimo. Mas temos que ver se isso vai ser realmente mantido lá no futuro. Só peço que seja bem esclarecida essa situação, para não começar com R$ 0,80 e daqui a pouco estar em R$ 8 a tonelada”, argumento o senador.

A concessão da hidrovia está sob análise da Antaq. Segundo os seus defensores, a concessão deve torná-la a principal via de escoamento de grãos produzidos em Rondônia e Mato Grosso.

O assunto deve ser retomado, em breve, em outras sessões da casa.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO