sexta-feira, 21 de março de 2025.
Posto Miriam

Governador Marcos Rocha assume compromisso de estadualização total do Hospital Regional de Vilhena

Compromisso estabelece que, nos próximos 60 dias, o Estado assumirá 100% da gestão da unidade de saúde
Vip
Lideranças municipais e estaduais de Vilhena estiveram na reunião / Foto: Divulgação

Em uma reunião inédita, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, confirmou o compromisso de assumir integralmente a gestão do Hospital Regional de Vilhena.

O encontro contou com a presença do prefeito Delegado Flori, dos Deputados Estaduais Ezequiel Neiva, Luizinho Goebel e Rosângela Donadon, do secretário de Saúde Wagner Borges e do Secretário estadual de Saúde, Jefferson Rocha, dos vereadores Jander Rocha e Rose Batista, além do presidente da Câmara, Dr. Celso Machado, que representou os demais vereadores municipais.

O compromisso firmado estabelece que, nos próximos 60 dias, o Estado assumirá 100% da gestão do hospital, garantindo que a média e alta complexidade sejam custeadas pelo governo estadual, retirando essa carga da administração municipal. Atualmente, o município investe mais de R$ 100 milhões por ano na unidade, um montante que tem sobrecarregado os cofres públicos de Vilhena ao longo dos anos.

O prefeito Delegado Flori destacou a importância desse avanço para o município: “Essa é uma grande conquista para Vilhena. Sempre buscamos o apoio do Estado para garantir que o município pudesse investir em outras áreas essenciais, como infraestrutura, educação e saúde básica. O compromisso do governador Marcos Rocha concretiza um pedido antigo da nossa população e alivia significativamente a responsabilidade financeira da prefeitura.”

O secretário municipal de Saúde, Wagner Borges, também celebrou o anúncio, reforçando os impactos positivos para o sistema de saúde municipal: “Com a estadualização total do Hospital Regional, conseguiremos direcionar melhor os recursos da saúde, garantindo mais investimentos para atenção básica, ampliação dos serviços e melhorias na qualidade do atendimento à população”.

A decisão do governador Marcos Rocha também cumpre uma promessa de campanha, reforçando o compromisso do governo estadual com a descentralização da saúde e a melhoria da estrutura hospitalar da região do Cone Sul. Com essa transição, espera-se um avanço significativo na oferta de serviços de alta complexidade para os moradores de Vilhena e municípios vizinhos.

Compartilhe:
sicoob