
A disputa por vagas na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) começa a esquentar entre eventuais postulantes no Cone Sul.
Conforme analistas políticos, a região pode ter menos candidatos nas eleições de 2026, em comparação ao pleito passado.
Na eleição de 2022, Vilhena contou com 19 postulantes. Mas, até o momento, o número de nomes confirmados ou apresentados é menor. Essa também é a tendência na região.
Entre os pré-candidatos do Cone Sul que já sinalizam participação para o próximo ano estão: Luizinho Goebel e Rosangela Donadon, ambos deputados estaduais; Laércio Torres (secretário municipal de Obras de Vilhena), Wiveslando Neiva (filho do deputado estadual Ezequiel Neiva), Sheila Mosso (ex-prefeita de Chupinguaia), e os atuais vereadores de Vilhena Dr. Celso Machado e Eliton Costa.
A redução no número de candidatos locais pode influenciar o cenário eleitoral da região e o volume de representação de Vilhena na Assembleia Legislativa.
Contudo, a definição final dos nomes ainda depende do avanço das pré-candidaturas e das convenções partidárias, que devem ocorrer nos próximos meses.
A expectativa é que novos candidatos possam surgir, mas até o momento, a lista de postulantes é menor em relação ao pleito anterior.
