
Com uma extensa programação, a 1ª Semana das Mães Atípicas de Vilhena começa nesta quinta-feira à noite em Vilhena e se estende até sábado de manhã, já contando com centenas de mães inscritas.
Realizado a partir de lei elaborada pela vereadora Amanda Areval, o evento gratuito contará com lançamento de guia impresso, atendimentos médicos e sociais, orientações jurídicas, mesa redonda com psiquiatra, ensaios fotográficos, sorteio de prêmios, serviços estéticos e muito mais. As mães atípicas que ainda não se inscreveram, podem fazê-lo pelo link: https://forms.gle/Fz8PyYTGv56tWWwc8.
A programação começa às 19h desta quinta-feira, 22 de maio, na Câmara de Vereadores, com a abertura do evento, que receberá a primeira-dama de Rondônia e secretária estadual de Assistência Social, Luana Rocha, o deputado estadual Cirone Deiró, o prefeito Delegado Flori e diversas autoridades.
Na sequência o psiquiatra Adriano Stranieri, a terapeuta ocupacional Juliana Miziara, a coordenadora do programa Criança Feliz e fundadora da Amavi Karina Andrade e a jornalista e mãe atípica Leiliane Francisco debaterão em uma mesa redonda sob o tema “Mães: Desafios, conquistas e caminhos a percorrer na jornada atípica”. Logo em seguida será lançado o Guia das Mães Atípicas de Vilhena, um compêndio impresso com explicações detalhadas sobre os direitos das mães atípicas, serviços de saúde, orientações de autocuidado e até mesmo de empreendedorismo.
No segundo dia, sexta-feira, 23 de maio, o evento acontece de manhã (7h às 11h) e à tarde (13h às 17h) na Unir, que reservou 10 salas, o auditório e outros espaços do campus para receber profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Uninassau, incluindo médico clínico geral, psiquiatra, psicólogo, fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros, oftalmologista, vacinadoras e profissionais da Atenção Básica com serviços de ginecologia. Todos atenderão as mães atípicas junto da equipe do Núcleo de Atendimento Multiprofissional (NAM), que oferecerá fonoaudiólogas, psicólogos, psicopedagogos, enquanto a Secretaria Municipal de Educação levará professores de Educação Física e cuidadores / professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Ainda na sexta-feira a Secretaria Municipal de Assistência Social oferecerá espaços de atendimento para emissão / renovação da Carteirinha do Autista, bem como orientações dos serviços de Bolsa Família, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Benefício de Prestação Continuada e outros programas da secretaria.
Junto disto, pelo menos sete advogados, mobilizados pela Comissão de Defesa dos Direitos dos Autistas da OAB Vilhena e pelo professor doutor em Direito Rodrigo Correia, da Favoo, oferecerão orientação jurídicas especializadas para as mães que necessitem tirar dúvidas sobre seus direitos e normas legais envolvendo seus filhos. Também na sexta-feira a Barbearia Willian Reis oferecerá corte de cabelo aos filhos das mães atípicas.
A manhã de sábado das 7h às 11h, será dedicada a acolher e “mimar” as mães. Para elas haverá atendimento de cabeleireiro(a), sobrancelha, buço, maquiagem, alongamento de cílios, autocuidado e ensaios fotográficos profissionais gratuitos. Para as crianças serão oferecidas brincadeiras, música e um grande bingo com prêmios polpudos doados por parceiros voluntários: 2 camas box de casal (Indústria Gazin), 1 garrafa térmica (Balbi Treinamentos), 2 kits Boticário (Amanda Areval), 4 kits Boticário/Natura (Eudeíza Araújo), 2 Designs de Sobrancelhas (Jaqueline Regelin), 1 Manicure/pedicure (Francili Marcon), 1 corte e hidratação de cabelo (Renê Troczinski), 1 Corte de Cabelo (Salão da Regina), 1 semi-jóia Maria Rita – Cantinho Delas (Patrícia Valéria), 1 Tupperware (Hosana Costa), 1 chocolate da Chocolateria Brasil, 1 muda / flor do viveiro Viverde Garden, 1 corte de cabelo e 1 sobrancelha (Simone Cabeleireira), 1 kit de óleos essenciais (Márcia Aranda) e 1 ensaio fotográfico profissional (Herbert Weil Fotografia).
As inscrições para os atendimentos na sexta-feira e sábado podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/Fz8PyYTGv56tWWwc8.
O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, com organização da vereadora Amanda Areval, e apoio das secretarias municipais de Educação, Comunicação, Assistência Social, Fundação Cultural e também do deputado federal Thiago Flores, da OAB Vilhena, da Assurv, do Sicredi, da Apae, da Amavi, da Unir, do prefeito Delegado Flori e da Câmara Municipal de Vereadores.