
A Câmara de Cerejeiras divulgou “Nota Oficial” a respeito de um projeto rejeitado em plenário, semana passada, e que está dando o que falar nesse município do Cone Sul de Rondônia.
Trata-se do Projeto de Resolução nº 002/2025, que propõe a criação da Procuradoria da Mulher no âmbito do Legislativo Municipal, rejeitado em plenário.
O projeto, de autoria das vereadoras Gercimara Alves Barbosa e Irlei Kreusch Aguiar, foi apresentado na 13ª Sessão Ordinária, realizada no dia 12 de maio de 2025. Houve empate entre os parlamentares. Em plenário, foram favoráveis os vereadores Jandir Emiliano, Gercimara Barbosa, Irlei Kreusch Aguiar e Elói Ronsani. E os contrários Valmir Joaquim, Zeca Rolista, Dione Ribeiro e Marcão da Rádio. A missão do desempate ficou para o presidente da Casa de Leis, Celso Lopes, que votou pela rejeição da propositura.
Na tribuna da Casa, Gercimara e Irlei sustentaram que a criação da Procuradoria da Mulher traria celeridade à análise da situação do conflito, propõem orientar ações em caso de assédio, criar mecanismos de prevenção e combate à violência contra a mulher, promover pesquisas seminários, palestras e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, além de fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo estadual e municipal em defesa de políticas afirmativas e educativas de respeito e dignidade às mulheres.
Devido à repercussão da rejeição do projeto, o Legislativo divulgou, nesta quinta-feira, 22, “Nota Oficial” tentando esclarecer os motivos da rejeição da propositura.
O Legislativo explica que, durante as discussões, os vereadores Selso Lopes, Dione Ribeiro, Valmir Joaquim, Zeca Rolista e Marcão da Rádio manifestaram preocupações quanto à viabilidade da proposta, especialmente no que diz respeito à ausência de estrutura técnica e equipe especializada dentro da Câmara para oferecer o acolhimento necessário às mulheres.
“Por entender que a competência para esse tipo de atendimento especializado é do Governo do Estado, esses vereadores estão encaminhando uma solicitação oficial para a instalação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Cerejeiras. O objetivo é garantir um serviço com estrutura adequada, profissionais capacitados e maior alcance de proteção às mulheres da nossa cidade. É importante destacar que todos os vereadores envolvidos nessa discussão são também pais, filhos, irmãos, maridos e avôs. Têm em suas famílias mulheres que amam, respeitam e valorizam — e é com esse mesmo sentimento que se dedicam ao serviço público, buscando sempre o melhor caminho para cuidar de toda a população, especialmente das mulheres que enfrentam situações de vulnerabilidade”, destacou. (Leia mais AQUI).
>>> ASSISTA À VOTAÇÃO EM PLENÁRIO: