
O início da 1ª Semana das Mães Atípicas de Vilhena, realizado na noite desta quinta-feira, 22, foi marcado por muita emoção, acolhimento e participação popular.
O auditório da Câmara Municipal de Vilhena ficou lotado, reunindo mães atípicas, familiares, autoridades e profissionais que prestigiaram a abertura oficial do evento idealizado e organizado pela vereadora Amanda Areval, com realização da Prefeitura de Vilhena através das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, com apoio do deputado estadual Cirone Deiró, a Unir, a Uninassau, a Favoo, o Sicredi, a Assurv, a Apae, a Câmara e o deputado federal Thiago Flores.
A noite começou com uma recepção musical emocionante, conduzida pelo violinista Tércio, da Orquestra Sinfônica de Vilhena, mobilizada pela Fundação Cultural de Vilhena, que também interpretou o Hino Nacional com grande sensibilidade. Em seguida, o Coral da APAE apresentou uma belíssima performance, demonstrando o talento e a superação das pessoas com deficiência atendidas pela instituição, em um momento que comoveu todos os presentes.
Na sequência, ocorreu a solene abertura oficial, que contou com a presença de diversas autoridades, como a primeira-dama de Rondônia e secretária estadual de Assistência Social, Luana Rocha, o deputado estadual Cirone Deiró, o prefeito Delegado Flori, o secretário de estado de Saúde, Jefferson Rocha, a secretária geral da OAB Vilhena, Tayane Hartmann, a presidente da Amavi, Sedilaine Marques, o secretário-adjunto de Assistência Social, Thiago Possebon, a vereadora Amanda Areval — idealizadora do evento —, além de representantes de instituições, secretarias municipais e lideranças da sociedade civil.
A vereadora Amanda Areval, visivelmente emocionada, destacou a importância do evento como um marco de reconhecimento e valorização das mães atípicas, enfatizando: “Esta noite representa a força, a resiliência e o amor incondicional dessas mulheres que enfrentam diariamente tantos desafios”.
Luana Rocha compartilhou detalhes sobre sua maternidade atípica, visto que tem filho autista. Ressaltou a importância de as mães receberem cuidados, tanto quanto as crianças e adolescentes neurodivergentes. “Compreendo bem os sentimentos das mães atípicas, pois sou uma. Lidar com essa condição é extremamente desafiador e vejo este evento como fundamental para cuidarmos de quem cuida. Por isso, o Programa Vencer, da Assistência Social do Estado, dá prioridade às mães atípicas com uma bolsa de R$ 200 por mês, além de oferecer cursos. Estamos avançando nesta área e queremos avançar mais. Parabéns Amanda e parabéns a todos os envolvidos”, disse.
Foi realizada ainda a Mesa Redonda com o tema “Mães: Desafios, conquistas e caminhos a percorrer na jornada atípica”, que foi transmitida ao vivo e pode ser assistida no canal do Youtube da Câmara de Vereadores de Vilhena. O debate trouxe importantes reflexões e troca de experiências com profissionais renomados: o psiquiatra Dr. Adriano Stranieri, a terapeuta ocupacional Juliana Miziara, a coordenadora do Programa Criança Feliz e fundadora da AMAVI, Karina Andrade, e a jornalista e mãe atípica Leiliane Francisco. Cada um contribuiu com relatos e orientações valiosas, abordando desde aspectos emocionais e sociais até as políticas públicas de apoio às famílias atípicas.
O momento final da noite foi marcado pelo lançamento oficial do “Guia das Mães Atípicas de Vilhena”, um compêndio completo com informações sobre direitos, serviços, orientações de saúde, autocuidado e empreendedorismo. A publicação, organizada pela vereadora Amanda Areval, em parceria com o deputado Cirone Deiró, a Comissão dos Direitos dos Autistas da OAB Vilhena, da Prefeitura e da Amavi, foi entregue simbolicamente às mães presentes, bem como enviado em versão digital para todas (disponível em: www.bit.ly/guiamaesatipicas2025), sendo celebrada como mais uma importante ferramenta de empoderamento e informação.
A programação da Semana segue nesta sexta-feira, 23, com uma intensa agenda, oferecendo atendimentos multiprofissionais em saúde, orientação jurídica e serviços sociais, todos gratuitos, na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), das 7h às 11h e das 13h às 17h. A programação completa pode ser acessada em: www.bit.ly/progsemanamaesatipicas2025.