
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados analisa nesta terça-feira (15) um pedido de suspensão cautelar temporária do mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG), apresentado pela Mesa Diretora da Câmara, por possível quebra de decoro parlamentar.
O relator do caso é o deputado federal Fausto Santos Jr. (União-AM). Em 10 de julho, o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), apresentou uma denúncia contra Janones à Corregedoria Parlamentar.
Segundo a denúncia, Janones ofendeu “gravemente” o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), durante sessão no plenário da Câmara em 9 de julho. A legenda alega “abuso das prerrogativas”.
Conforme o PL, Janones “proferiu xingamentos ultrajantes, com expressões de baixo calão, desonrosas e depreciativas” contra Nikolas.
Além disso, que ele provocou deputados do PL, “cuja bancada se localiza no local onde o Representado deliberadamente se posicionou durante o pronunciamento realizado”.
“Insta salientar que a destemperança e agressividade da conduta atingiram, inegavelmente, a honra objetiva do próprio Parlamento, conforme se extrai da repercussão do fato na mídia e do tom da cobertura realizada”, sustentou o PL.
Janones alega que, na ocasião, foi agredido por dois deputados do PL.
Não cabe pedido de vista na representação. Contudo, se o conselho aprovar a suspensão, Janones pode recorrer ao plenário da Câmara.











